Normas de Submissão de Oficinas

DATA LIMITE PARA ENTREGA DAS PROPOSTAS: 01/09/2024

 

 

OFICINAS

O envio da proposta será feito através do sistema eletrônico da JORESP 2024. O (a) primeiro (a) autor (a) deverá ser um dos (as) apresentadores (a) da oficina. No sistema de submissão deverá ser indicado a data do dia 20/09 (período da manhã) ou 24/09 (período vespertino)  para a apresentação na forma presencial, ou 23/09 (período vespertino) na forma de apresentação remota.

As oficinas submetidas serão revisadas e poderão ser recusadas caso não atendam às normas e apresentem baixa qualidade científica. A lista dos horários das apresentações será disponibilizada na página do evento até o dia 15 de setembro de 2024.

 

1 ORIENTAÇÕES GERAIS

1.1 O original do texto da proposta da oficina aceito para apresentação será reproduzido em arquivo eletrônico no formato PDF e publicado nos anais do evento no site da UENP. A proposta deve prever uma duração de uma hora de apresentação e ser inscrita pelo responsável por ministrar a oficina Tendo em vista a necessidade de uniformizar o aspecto gráfico, todos os trabalhos deverão ser elaborados nas normas indicadas no item 4.

1.2 Não será feito qualquer trabalho de edição no texto submetido. O atendimento às normas é de responsabilidade das(os) proponentes, bem como o conteúdo, os aspectos éticos e os possíveis conflitos de interesse.

 

2 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação das propostas será realizada pelos membros do Comitê Científico que selecionarão, no máximo, cinco oficinas, considerando os seguintes critérios:

2.1 Atualidade, abrangência e relevância do tema proposto;

2.2 Consistência argumentativa, coerência e registro linguístico adequado;

2.3 Clareza da metodologia e objetivos;

2.4 Pertinência com o Eixo Temático;

 

3 FORMATAÇÃO DA PROPOSTA DE OFICINA

3.1 O texto deverá ser apresentado em formato Word, versão 2010 ou superior, com extensão de no máximo cinco páginas e deverá seguir as seguintes orientações:

  • folha tamanho A4;
  • margens superior e esquerda de 3 cm, margens direita e inferior de 2 cm;
  • fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas de 1,5 cm;
  • alinhamento justificado;
  • paragrafo de 1,25 cm;
  • rodapé de 1,25 cm;
  • espaçamento “antes” e “depois” de 0 pt para ambos;
  • no resumo e nas referências utilizar entrelinhas simples e seguir as orientações de composição da ABNT NBR 6028 (2021) e 6023 (2018), respectivamente.

 

4 ESTRUTURA E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS DE OFICINAS

O conteúdo do artigo deverá ser organizado com a seguinte sequência:

4.1 Título do artigo: máximo de 15 palavras, grafado em caixa alta, centralizado e em negrito;

4.2 Autora(or) ou autoras(es): no máximo três autores(as). Somente as primeiras letras do Sobrenome, Pré-nome e Nome em caixa alta. Dois espaços simples abaixo do título, alinhados à direita.

3.3 Titulação e Instituição de origem: logo abaixo do nome do(a) autor(a), alinhados à direita;

3.4 Eixo temático: dois espaços simples abaixo do nome do(a) autor(a), centralizado, caixa alta e em negrito;

3.4.1 Formação Inicial e Contínua de Professores: Gênero e Sexualidade

3.4.2 Educação em Sexualidades

3.4.3 Políticas Públicas e as Relações de Gênero e as Sexualidades

3.4.4 Gênero, Sexualidade e Luta de Classes

3.4.5 Gênero, Tecnologia e Ambiente

3.4.6 Gênero, Sexualidade e Mídia

3.4.7 Gênero, Sexualidade e Saúde

3.4.8 Direitos Sexuais e Direito Antidiscriminatório

3.4.9 Diversidade Sexual

3.4.10 Adminstração, Gestão Pública e Privada: Gênero e Sexualidade

3.4.11 Gênero e Filosofia

3.4.12 Gênero e Arte

3.5 Resumo: a palavra Resumo deverá ser grafada em caixa alta, negrito, alinhada à esquerda. O resumo deverá conter no máximo 250 palavras, redigidas em parágrafo único, sem recuo, com espaçamento entrelinhas simples, somente na língua portuguesa e apresentar: introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão e conclusão. Apresentar, logo abaixo do resumo, no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave com iniciais em letra minúscula e separadas por ponto e vírgula.

3.6 Introdução: A palavra Introdução deverá ser grafada em caixa alta, negrito, alinhada à esquerda. Deverá conter o estado atual da arte em que se encontra a temática e quais os problemas e hipóteses. No último parágrafo da introdução, apresentar quais os objetivos do trabalho.

3.7 Justificativa: A palavra Justificativa deverá ser grafada em caixa alta e negrito, alinhada à esquerda. Apresentar a relevância da oficina proposta frente a pertinência ao Eixo Temático selecionado e a importância da oficina no avanço do conhecimento científico, filosófico e artístico.

3.8 Metodologia: A palavra deverá ser grafada em caixa alta e negrito, alinhada à esquerda.  Descrever a metodologia que será adotada, onde deverá ser apresentado: indicação de público-alvo, número de participantes e pré-requisitos (se houver); os recursos materiais (de responsabilidade do apresentador), computacionais e audiovisuais necessários (responsabilidade da comissão organizadora); Descrição de tópicos a serem abordados;

3.9 Referências: A palavra Referências deverá ser grafada em caixa alta, negrito, alinhada à esquerda. As referências bibliográficas e citações devem seguir as orientações de composição do modelo de referências baseados na norma ABNT NBR 6023 de 2018 e citações baseadas na NBR 10520 de 2023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), respectivamente.

 

4 MODELO DE ESTRUTURA PARA ELABORAÇÃO DE OFICINA

Baixe aqui: MODELO-OFICINA-JORESP-2024

 

5 ORIENTAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DAS OFICINAS

5.1 A(O) autora(or) responsável por apresentar a oficina deverá comparecer a sua sala de apresentação, meia hora antes dos horários que serão determinados pela Comissão Científica, para checar a compatibilidade de seu arquivo em pen drive. Para uniformizar as apresentações, elaborar no Programa Microsoft Power Point, versão 2016 ou superior. A ausência no horário programado pela Comissão Científica implicará na perda do direito da apresentação e da emissão de seu certificado.

5.2 A Comissão Organizadora disponibilizará projetores multimídia para apresentação do trabalho. Outros recursos audiovisuais são de responsabilidade da(o) apresentadora(or).

5.4 A lista dos horários das apresentações será disponibilizada aqui no site até o dia 2 de setembro de 2024.

5.5 O template para apresentação está disponível AQUI.

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