Profa. Dra. Maria Assunção Flores – UMinho
Maria Assunção Flores doutorou-se em Educação na Universidade de Nottingham e é professora do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Foi visiting scholar na Universidade de Cambridge, na Universidade de Glasgow, na UCL e na Universidade Católica de Louvaina. Atualmente, é diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança e presidente do Conselho do Instituto de Educação. Desempenhou os cargos de chair do Board of Directors da International Council on Education for Teaching (ICET) e de Presidente da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT). Foi diretora da European Journal of Teacher Education e, atualmente, é diretora executiva da revista Teachers and Teaching Theory and Practice. Pertence ainda ao corpo editorial das revistas Journal of Education for Teaching, Teaching Education e Teaching and Teacher Education, entre outras. É membro fundador e foi presidente da direção da Associação Lusófona EstreiaDiálogos. Ensina e investiga no âmbito da formação de professores, desenvolvimento profissional, identidade e trabalho docente, currículo e avaliação, tendo mais de 300 publicações nestes domínios. É ainda membro do Conselho Nacional de Educação onde coordena a Comissão Especializada Permanente “Professores e outros profissionais da educação”. Em 2019 recebeu o Prémio Investigação do ICET, na África do Sul, como reconhecimento do contributo da sua investigação no âmbito da formação de professores no panorama internacional. Em 2022, e pelo segundo ano consecutivo, integrou a lista dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, pela Universidade de Stanford (EUA) e pela Elsevier. Em 2023, foi galardoada com o prémio Michael Huberman da American Educational Research Association (AERA), a mais destacada associação internacional de investigação em educação. E, em 2024, foi galardoada com o Prémio Dr. Darrell Bloom na 65.ª Assembleia Mundial do International Council on Education for Teaching (ICET) que visa reconhecer personalidades que, de forma consistente, tenham contribuído para a formação de professores.
Profa. Dra. Íris Susana Pires Pereira – UMinho
Professora Associada do Instituto da Educação da Universidade do Minho, onde leciona unidades curriculares dos 1.º, 2.º e 3.º ciclo de estudos (licenciatura, mestrado e doutoramento) no âmbito da metodologia de ensino da Língua Portuguesa. Coordena, no IE-UMinho, o Mestrado em Metodologias de Ensino Primário do ISCEd de Benguela, assim como a especialidade de Ensino de Língua Portuguesa do mesmo mestrado. Faz parte da equipa envolvida na Reforma Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau. É investigadora do Centro de Investigação em Educação. As suas áreas de investigação são o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa; literacia multimodal; ensino das Multiliteracias; e formação inicial e contínua de professores. Publicou cerca de 40 artigos em revistas indexadas, 20 capítulos de livros e coeditou em 2019 The Routledge Handbook of Digital Literacies in Early Childhood. É atual diretora da Revista Portuguesa da Educação.
Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti – UFRR/CAPES
Possui graduação em Bacharelado em Química (2000) e em Química Tecnológica (2000), licenciatura em Química (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora doutora Titular da Universidade Estadual de Roraima (UERR) desde 2010; onde ocupou o cargo de Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação de 11/2011 até 10/2014 e foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional, no período de 10/2016 até 09/2020. Professora do Magistério Superior, Classe Adjunto A, Nível I da Universidade Federal de Roraima desde 02/2022. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional, desde 2012 e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC desde 2014. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Divulgação Científica e seus processos em Espaços formais e não formais de Ensino. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, espaços não formais, divulgação científica, feiras de ciências, educação ambiental, ensino de química inclusivo, ensino de ciências, análise de metais em água e monitoramento de indicadores para qualidade de água. Participa da Red de Competencias Científicas e Innovación Tecnológica/Paraguai. Em 2023 foi subcoordenadora estadual em Roraima do Programa Futuras Cientistas/CETENE. Foi coordenadora dos Programas Profissionais da Área de Ensino na CAPES, gestão 2018-2022. Atualmente é Coordenadora da Área de Ensino na CAPES, gestão 2022-2026 e bolsista produtividade do CNPq nível 1E desde 2023.
Profa. Dra. Laurinda Leite – UMinho
Professora Catedrática do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. É doutorada em Ciências da Educação – Educação em Ciências (Universidade do Minho, Portugal), mestre (MA) em Science Education (Universidade de Londres, Reino Unido) e licenciada em Ensino de Física e Química (Universidade do Minho, Portugal). Ensinou Física e Química em escolas secundárias, antes de se mudar para a Universidade do Minho, onde leciona e faz investigação na área da educação em ciências. Os seus interesses de investigação concentram-se, principalmente, na área da formação de professores de ciências, do ensino das ciências no laboratório, aprendizagem baseada na resolução de problemas, história das ciências, manuais escolares de ciências e ensino para a aprendizagem contextualizada das ciências. Coordenou o grupo de investigação Educação em Ciências para a Sustentabilidade, foi investigadora responsável de diversos projetos, e publicou diversos artigos e capítulos de livro. Foi diretora do mestrado em Ciências da Educação, tendo coordenado a respetiva área de especialização em Educação em Ciências, bem como a especialidade de Educação em Ciências, do Doutoramento em Ciências da Educação. Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação, Diretora de Departamento e de Centro de Investigação e, entre outubro de 2918 e novembro de 2021, foi Vice-reitora para a Educação, na Universidade do Minho. É avaliadora e editora associada de algumas revistas científicas, e colabora com a agência nacional de avaliação e acreditação do ensino superior (A3ES). Coordena, na Universidade do Minho, o programa de Reforma Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau e o projeto (Erasmus+) GREENLIGHT: Generating Renewable Energy Education Network – Leading Initiatives for Green & Harmonious Tomorrows.
Profa. Dra. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade – UEL
Professora Associada B no Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – UEL. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de biologia, epistemologia da biologia, aprendizagem baseada em problemas, resolução de problemas.
Prof. Dr. Prof. Luiz Márcio Spinosa – Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Chief of Science, Technology and Innovation Office in the Paraná S&T Agency. Visiting Scholar at Haas School of Business, University of California Berkeley and Deputy Convener of the National Innovation Systems and Models of the Triple Helix Association. His present work concerns theoretical and field consulting on: i) innovation, entrepreneurship and knowledge representation, ii) public policies, management practices and processes for shaping innovation and entrepreneurship ecosystems and iii) the mutually effects of smart cities and innovation ecosystems. He worked in several private and public organizations and occupied head positions, such as: Full Professor and Researcher in the Pontifical Catholic University of Paraná (BR) (1999-2018), Coordinator of the Innovation Office (2014-2017) in the Brazilian Institute for Quality and Productivity. Director of the Innovation Agency (2009-2013), Director of the PUCPR Technopark (2009-2013), Director of Strategic Planning and Integration (2006-2008), Director of the Technology and Science Institute (2006-2008), Coordinator of the PUCPR Technologic Consultancy Network (2008-2009), General Coordinator of Strategic S&T Areas (2017-today), all then in Pontifical Catholic University of Paraná. During the period 1999-2003 he was Coordinator of the Paraná ICT World Class Program, Innovation and Entrepreneurship, in the Science and Technology State Secretary. He is owner of two startups, the KnowIn ? Knowledge and Innovation Agents- and Akrivós – S&T in Healthy Industry. Some organizations attended with consultancies, projects and courses by Prof. Spinosa are: PUCPR, UFSC, ITAIPU/PTI, NOKIA, SIEMENS, LEGO, SOFHAR, WHITE MARTINS S/A, SISGRAPH S/A, VOLVO CE, RACCO, AMVALI, S&T State Secretary of Paraná, CITS, TECPAR, NTS-BRASIL, SOFTEX, IBQP, FIEP, and ESPRIT-EU. He coordinated more than 50 technological development projects in Brazil and abroad, with more than a hundred published articles. He earned his Ph.D. degree in Production and Informatics and his Diplôme d?études approfondies (equivalent to Master in Science) in CIM Systems from Université d?Aix-Marseille III in France, 1990-1996. Also he received his Master of Science in Mechanical Engineering degree and his Bachelor of Computer Science degree from Universidade Federal de Santa Catarina, 1983-1991. In 2003 he got a Specialization Degree in Innovation Management from the University of Texas and Simon Fraiser University, Austin (USA) and Vancouver (CAN). In 2018 he got a Specialization Attestation on Designing a Smart Specialization Strategy, MOOC from the École Polytechnique Fédérale de Lausanne. His work has been recognized through some awards and honors such as the Academic honor as best student in B.S. Computer Science (1993-1986), Special Training Program Fellowship, (1984-1986), Master in Science Fellowship (1987-1991), Doctorate Fellowship (1991-1996), ESPRIT Program of European Commission Researcher Fellowship, (1996-1999), and Industrial Training National Service Visiting Researcher (2013) and Visiting Scholar Fellowship (2016-2017).