Apresentação

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade do Minho (UMinho) realizarão a 3a edição do Congresso Internacional de Ensino (CONIEN) entre os dias 4 e 6 de setembro de 2024, na UMinho – Campus de Gualtar, Braga, Portugal.

O CONIEN é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da UENP, que oferta os cursos de mestrado e doutorado profissionais na Área de Ensino. As edições anteriores foram realizadas nos anos de 2017 e 2019, no Campus da UENP de Cornélio Procópio (Paraná, Brasil), em parceria com o Instituto de Educação da UMinho.

Em 2024 a UENP e a UMinho novamente unirão forças para a realização de mais uma edição do evento, a primeira fora do Brasil. Por isso, as referidas Instituições convidam investigadores, professores e toda a comunidade académica para o III CONIEN, um evento organizado para discutir, problematizar e divulgar pesquisas sobre a docência.

O objetivo será promover interlocuções entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, a fim de contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, nos diferentes níveis educacionais, mediante a partilha de experiências de ensino, pesquisa e extensão.

O evento será destinado a professores, estudantes de cursos de licenciatura, mestrado, doutorado e pós-doutorado interessados em temáticas de pesquisa relacionadas à formação e à prática docente.

O III CONIEN será realizado no formato híbrido e organizado a partir de cinco eixos que fundamentam a temática “Pesquisas na Área de Ensino – impactos, cooperações e visibilidade”, tendo o intuito de evidenciar a riqueza e a diversidade de investigações que promovem parcerias entre o universo académico e o cotidiano escolar/universitário, gerando resultados positivos que necessitam ser conhecidos, revistos e replicados.

Pular para o conteúdo