Normas

Submissão de Trabalhos

Normas Gerais para Envio e Apresentação de Trabalhos

a) Todos os autores e coautores devem estar inscritos no Congresso;
b) Serão aceitos trabalhos nas modalidades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Relato de Experiência;
c) Os trabalhos devem ser enviados no período de 01/09/2024 a 30/09/2024;
d) Serão aceitas inscrições de membros externos à instituição, além de docentes, discentes e egressos de graduação e pós-graduação da UENP;
e) A submissão dos resumos deve ser feita unicamente através do e-mail: confiuenp.ccs.cj@uenp.edu.br;
f) Todos os arquivos deverão ser salvos com o seguinte nome: APRESENTADOR_ÁREA_TEMÁTICA;
g) Cada autor (principal) poderá submeter apenas 1 (UM) trabalho para avaliação;
h) Serão aceitos no máximo 8 autores por resumo, é obrigatório ao menos um docente como orientador;
i) O autor deverá indicar a área temática para avaliação, conforme listado abaixo:

1. Fisioterapia Cardiovascular, Respiratória e Terapia Intensiva
  2. Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva
  3. Fisioterapia Neurofuncional
  4. Fisioterapia em Saúde da Mulher e Fisioterapia Pélvica
  5. Fisioterapia em Saúde Coletiva
  6. Fisioterapia em Osteopatia, Quiropraxia e Terapia Manual
  7. Fisioterapia em Oncologia
  8. Fisioterapia Dermatofuncional
  9. Interdisciplinar e outras áreas

Categorias de Apresentação dos Trabalhos

1. Resumo Simples (ver modelo)
    O resumo simples é uma descrição concisa do trabalho, em lauda única e parágrafo único, contendo no máximo 2.500 caracteres com espaços (incluindo introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão). O documento para submissão deverá ser apresentado da seguinte forma:

• Folha A4 – margens: 2,5 cm (superior e inferior) x 3 cm (direita e esquerda) e espaçamento entre linhas 1,15.
    • Título (até 20 palavras)
    • Autores
    • Introdução
    • Objetivo
    • Metodologia
    • Resultados / Resultados Parciais
    • Conclusão
      Os resumos simples serão apresentados em formato de “Pôster” (observar modelo para confecção de pôster). A apresentação deverá ter no máximo 10 minutos de duração, seguido por 5 minutos de arguição do avaliador.
  2. Resumo Expandido (ver modelo)
    O resumo expandido é uma descrição detalhada do trabalho, com parágrafos e separação de itens, devendo conter de 3 a 5 páginas. O documento para submissão deverá ser apresentado da seguinte forma:

• Título (até 20 palavras)
    • Autores
    • Resumo
    • Palavras-chave (3 a 5 palavras separadas por ponto e vírgula em ordem alfabética)
    • Introdução
    • Objetivo
    • Metodologia
    • Resultados e Discussão
    • Conclusão
    • Referências
      Os resumos expandidos serão apresentados em formato de “Comunicação Oral” (observar modelo para confecção de slides). A apresentação deverá ter no máximo 15 minutos de duração, seguido por 5 minutos de arguição da banca.
  3. Projetos

Poderão ser apresentados projetos de pesquisa, ensino ou extensão (modelo de projeto).Os projetos serão apresentados exclusivamente na categoria pôster (modelo pôster projeto). Para os projetos, não é necessária aprovação de comitê de ética.

Observação: Para pesquisas em andamento ou concluídas, com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o trabalho deverá ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio). Essa informação deve constar no texto, no item Metodologia, seguida do número do protocolo (inserir o número do parecer e CAAE).

Avaliação dos Resumos

Os resumos serão avaliados com base nos seguintes critérios:

• Conteúdo
  • Originalidade
  • Clareza metodológica
  • Relevância dos resultados (mesmo que parciais)
  • Clareza das considerações finais
  • Presença de referencial teórico pertinente (para resumos expandidos)
  • Nota final

Avaliação das Apresentações Orais

As apresentações orais serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

• Conteúdo
  • Gestão do tempo
  • Comunicabilidade
  • Originalidade
  • Clareza metodológica
  • Relevância dos resultados (mesmo que parciais)
  • Clareza das considerações finais
  • Indicação para premiação
  • Nota final

Importante: Não serão aceitos trabalhos nas seguintes condições: autor principal não inscrito no evento, trabalho sem orientação de docente, trabalho enviado fora do prazo ou do padrão específico, trabalhos do tipo revisão de literatura e estudos que não estejam relacionados com as áreas temáticas do evento.

Serão aceitos trabalhos aprovados com nota igual ou superior a 7,0 após avaliação por dois avaliadores distintos, ambos da área temática do trabalho.

• A divulgação da aprovação dos trabalhos será realizada até o dia 14/10/2024 na página do evento.
  • As apresentações dos trabalhos selecionados acontecerão entre os dias 22 e 24 de outubro de 2024, em ensalamento a ser divulgado. É de responsabilidade do apresentador consultar o ensalamento e os requisitos para apresentação.
  • Em situações onde o autor principal do trabalho estiver impossibilitado de realizar a apresentação, o mesmo deverá encaminhar um coautor do trabalho para realizá-la.
  • Concorrerão à premiação apenas os trabalhos apresentados na categoria Resumo Expandido (comunicação oral).

Disposições Finais

Os trabalhos aceitos para apresentação e devidamente inscritos serão publicados em formato eletrônico nos Anais do Congresso, indexados com ISBN. Os trabalhos serão publicados na forma em que forem submetidos, sendo de inteira responsabilidade dos autores a forma e o conteúdo apresentados.

Será emitido um (1) certificado por trabalho, após a apresentação do RESUMO.
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Científica do Congresso.
Dúvidas? Entre em contato via e-mail: confiuenp.ccs.cj@uenp.edu.br (especificar o assunto como DÚVIDA).

Profa. Dra. Michelle Moreira Abujamra Fillis
Comissão Científica