Sobre o COEB

   Trata-se de um evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - mestrado profissional em Educação - da Universidade Estadual do Paraná (PPEd/UENP) em parceria com o Núcleo de Pesquisas Educacionais (NUPEd), Laboratório de Aplicações Pedagógicas Interdisciplinares (L@pis), Laboratório de Pesquisa e Ensino de História (LEPHIS) e do Grupo de Estudos e Pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" - GT Norte Pioneiro (HISTEDNOPR). Tem como objetivo central aproximar universidade e comunidade, sobretudo as secretarias de Educação, a fim de promover capacitação e divulgação científica aos docentes da Educação Básica e discentes das Licenciaturas a partir das atividades de pesquisa e produtos educacionais desenvolvidos no Mestrado em Educação da UENP.

   O PPEd completa 5 anos de existência no ano de 2024 e inicia sua sexta turma. Realiza desde 2019 o Seminário de Pesquisa em Educação do PPEd, um evento interno para comunicação das pesquisas em andamento e finalizadas. Este ano, o colegiado decidiu ampliar a divulgação dos resultados das pesquisas e produtos educacionais desenvolvidos no Mestrado em Educação em um evento destinado, sobretudo, aos professores da Educação Básica de Jacarezinho e região.

   Nesse contexto organizamos o I COEB, que pretende ser um evento amplo e bianual. Tem como temática nesta primeira edição "Pedagogias em disputa pela democracia: professores em defesa da escola pública". Contará com mesa-redonda, apresentação de banners, anais, palestras e conferências com professores da Educação Básica e pesquisadores de renome nacional e internacional da área de Educação. Um evento de maior abrangência como este se justifica para a ampliação da divulgação e oferta de formação aos professores a partir das pesquisas desenvolvidas no NUPEd/PPEd, que contará com quase 80 egressos e produtos defendidos até março deste ano. Tem como foco palestras de formação e divulgação dos produtos educacionais às redes estaduais e municipais, algumas inclusive que já possuem convênio firmado com o PPEd/UENP e apoiam este evento (Guapirama/PR, Ribeirão Claro/PR e Ourinhos/SP).

Público-alvo: Professores da Educação Básica; Estudantes das Licenciaturas; Estudantes do PPEd; Demais profissionais da educação e interessados na temática.

Objetivos

    - Aproximar universidade e Educação Básica a fim de promover uma maior articulação entre os saberes docentes, práticas pedagógicas e a gestão e planejamento da educação;

   - Divulgar conhecimento científico sistematizado na área de Educação por meio de palestras de professores de renome nacional e internacional;

   - Apresentar os produtos educacionais resultados das pesquisas desenvolvidas no NUPEd/PPEd; - Oportunizar espaços de fala dos professores da Educação Básica em mesas e palestras;

   - Ofertar momentos de capacitação de docentes da Educação Básica em parceria com redes municipais e estaduais de Educação.

Pular para o conteúdo