IMPORTANTE: Todas as atividades dos Minicursos e Simpósios Temáticos ocorrerão das 13h às 17h
| Segunda-feira, 16 de junho |
| Minicurso 1. Historicidade Didática da Guerra do Paraguai: Metodologia de análise de livros didáticos do PNLD 2020.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI |
| Minicurso 2: Quadrinhos históricos: elaborando materiais didáticos/afetivos voltados para uma educação antirracista e decolonial.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI |
| Minicurso 3: A impressão 3D como ferramenta para metodologias ativas no Ensino da História.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI |
| Minicurso 4: História e literatura em diálogo: letramento racial e ensino antirracista com Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI |
| Terça-feira, 17 de junho |
| ST 3: História, religiões e religiosidades.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Robson Augusto Militão – A resistência do povo de santo contra o embranquecimento no Pós-Abolição e o discurso demonizante neopentecostal. Luís Ernesto Schmidt Ramos – A identificação de Osíris com Dionísio e sua convergência para o Serapis helenístico. Samira Albino de Paiva – Ecumenismo como forma de resistência à Ditadura Militar Brasileira: o culto ecumênico de 31 de outubro de 1975 em memória de Vladimir Herzog. Eric Muller – Exposição sobre arquitetura sagrada para o Ensino de História da Educação: relato de experiência em um projeto de extensão. Sílvia Mara da Silva – Arquitetura sacra como reflexão da identidade espiritual e cultural do Paraná: o legado de Bartolomeu Giavina-Bianchi. Ruan Carlos Queiroz Corrêa – O estado de conhecimento sobre a arte sacra de Cláudio Pastro (1948-2016). Ruan Carlos Queiroz Corrêa – A recepção litúrgico musical do Vaticano II no Brasil. Rayr Paulino da Silva – A continuidade da Diocese de Jacarezinho: uma visão histórica do Seminário Nossa Senhora da Assunção (1949-2003). Carlos Henrique Aguiar Santos – Uma história do Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, Jaguariaíva-PR. |
| ST 4: Escrita da História: didática, historiografia e teoria.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Alisson Gustavo Rocha da Silva – O Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de Jacarezinho: identificar e reconhecer a cultura local . Francisco Aristides de Oliveira Santos Filho Bossa Nova Nacionalista: Jomard Muniz de Britto e a produção narrativa sobre o cruzamento entre samba, política e identidade em Recife (1965-1966). Durval dos Santos Borges Neto – “História Cantada”: outras leituras de representações e identidades brasileiras em sambas-enredo e livros didáticos. Silvester de Carvalho Pereira – Novos sujeitos, novas funções: a construção da Didática da História como um novo paradigma junto da ciência histórica – um estudo com teses e dissertações de 2014-2024. |
| ST 5: História e educação para as relações étnico-raciais no Paraná contemporâneo.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Ilton Cesar Martins – As experiências do Projeto “História da África e da Cultura Afro-Brasileira: para além da lei, ruma à cidadania”. Paola Meneses Silva – O Ensino De História com enfoque antirracista: Uma proposta formativa para os professores dos Anos Iniciais a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Noemi Santos da Silva – Roteiros Negros no Paraná: história pública e educação antirracista. Méri Frotscher Kramer – Experiências e avaliações de estudantes indígenas no ensino superior da Unicentro. |
| ST 6: Ensino de História e futebol: um campo de possibilidades.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Hélio Rodrigues dos Santos, Geraldo Eustáquio Moreira – Eu farei 10x se for preciso. eles não estão preparados. Marília Guaragni de Almeida – Do silenciamento à resistência: futebol feminino e educação para relações étnico-raciais. Ana Letícia de Oliveira Felippe – Conceitos e análises históricas da contemporaneidade para uso em sala de aula a partir de exemplos do futebol. Walter José Moreira Dias Junior – Futebol, ciências humanas e táticas pedagógicas: um diálogo possível. |
| ST 7: Territórios do aprender: educar para as relações étnico-raciais em espaços não formais.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Roseli Aparecida Ferreira Antonio – Olhar social do aprender e educar nas aldeias amazonenses. Verônica Melo – Oficina temática: território quilombola – raiz, memória e luta. Cleiton Ferraz Educação popular em jacarezinho: a cultura negra como ferramenta não convencional de educação e pertencimento – (UENP); Felipe Sardinha – Moda e educação antirracista: a experiência da oficina Diversyque no liceu Nilo Peçanha. Ana Clara Ferreira – Vozes-mulheres: literatura, escrevivência e educação. Ilson O. N. Medeiros – Entre o tambor e a sala de aula: sensibilidade, didática percussiva e educação étnico-racial em perspectiva interdisciplinar. Noemí Cesário Farias Silva – Kizomba que dança, carnaval que ensina: fomento à identidade cultural e étnico-racial por meio de práticas educativas. |
| ST 9. Ensino de História no contexto de formação inicial de professores: experiências de programas institucionais.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Carlos Henrique Aguiar Santos; Guilherme Moretti Camargo, Vinicius Furlan – Primeira aplicação de regência do PIBID na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica com o tema “Segunda Guerra Mundial”. Laura Gabriela Batista Dias, Maria Victória Pereira dos Santos Moraes Leal – As bruxas da noite: uma aula no PIBID/História sobre o papel feminino na segunda guerra mundial. Pedro Vinicios Lopes da Silva, Vinicius Furlan, Flávio Massami Martins Ruckstadter – O Brasil na Segunda Guerra Mundial: relato de regência no PIBID/História/Uenp”. Giovani Costa, Silvana Mara Francisquinho, Flávio Massami Martins Ruckstadter – Uma aula no contexto do Pibid/História: relato de uma intervenção com o tema “constituição de 1934 e governo constitucional na Era Vargas”. Maria Eduarda Garcia Machado dos Santos, Paulo Gabriel dos Santos Senne, Silvana Mara Francisquinho – Relato de uma aula do Pibid/História sobre o Estado Novo de Getúlio Vargas (1937-1945). Camila Inocêncio Baun Santos, Vinicius da Silva Rodrigues, Silvana Mara Francisquinho Análise de uma aula sobre a “Era Vargas (1930-1945)” ministrada pelo Pibid/História. Helena Maria Tironi dos Santos, Luciano Fonseca, Flávio Massami Martins Ruckstadter – Uma experiência de ensino sobre povos mesoamericanos: olmecas, zapotecas e toltecas em sala de aula. Beatriz Silva Jardim Selleti, Helena Maria Tironi dos Santos, Lucas Ribeiro de Freitas – Império romano: uma perspectiva alimentar para o ensino de História Antiga. Lucas Rafael Faustino Sanson, Maria Eduarda dos Santos, Nicolas Ferreira Rosa de Rezende – Romanização, diversidade em práticas mágico-religiosas e ensino do império romano. |
| ST 10: Agências e fazeres em prol de uma educação antirracista: da interface entre o chão da escola e as universidades.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Carlos Eduardo Ströher, Aruna Noal Correa, Magna Lima Magalhães – Quando silêncios geram não conversações: desafios na implementação da educação das relações étnico-raciais pela gestão escolar. Lidiane Cesário Barreto – Acessar, permanecer e agenciar: uma autoetnografia de uma estudante cotista negra no cenário educacional. Luana Gonçalves Pereira – Sistematização de saberes e construção de proposições em prol de uma educação antirracista. Adriely Ingrid Teixeira da Rocha, Maria Simone Euclides, Lidiane Cesário Barreto – Acesso e permanência de mulheres negras no ensino superior: um olhar autoetnográfico sobre os atravessamentos raciais e de gênero. Gabrielle Victoria Marcelino da Cruz – O passinho como resistência na luta para uma educação antirracista. Amanda Teixeira, Rosiney Aparecida Lopes do Vale – Bezerra da Silva: a malandragem e a crítica social em forma de samba. |
| ST 11: História pública e narrativas étnico-raciais: descolonizando memórias e construindo saberes no século XXI.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Verônica Thaís Nunes do Nascimento – Sambas-enredo como fonte histórica e representações de acontecimentos históricos numa coleção de livros didáticos. Luiz Henrique da Silva Carvalho – Samba enredo e os saberes antirracistas. Marcelo de Souza Silva – Digitalização do Patrimônio Afro-brasileiro: Estratégias de Divulgação e Transformações no Campo Historiográfico. Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa – O Ensino de História do Brasil, História Pública e os Desafios da BNCC. Cesar Agenor Fernandes da Silva- História Pública e educação antirracista: um relato de experiência a partir da produção de um podcast de História. |
| ST 12: Movimento Negro Educador: experiências de liberdade como práticas educativas antirracistas.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Douglas Pinheiro Graciano – Imprensa negra no Ensino de História: potencialidades da educação antirracista a partir do jornal o Patrocinio (Piracicaba – SP). Edilene de Cássia Jerônimo – Ancestralidades Afro-Brasileiras: Memória, corpo e experiência na perspectiva da escrevivência. Natália Rocha Pereira e Luís Ernesto Barnabé – Valorização e empoderamento da cultura afro-brasileira: uma proposta de formação docente. Diana Aparecida Cunha Barbosa – Saberes e práticas antirracistas de professoras em uma escola quilombola. Leonardo de Moraes Bento; Silvandira dos Santos Pereira – Racismo e religiosidade afro-brasileira e produção de boneca abayomi. Verônica F. Melo – Oficina temática: educação escolar quilombola-identidade e pertencimento. |
| ST 13: Cotidiano de professores e professoras de História no Brasil: desafios e avanços no ensino de história indígena no século XXI.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Nádia Nelziza Lovera de Florentino – Bilinguismo e educação indígena: saberes entre Línguas e fronteiras. Flaviano Oliveira dos Santos – Ensino de História, patrimônio cultural e povos indígenas: reflexões sobre uma pesquisa-ação em Viçosa do Ceará. Adair Clemente Andreoli Filho, Ericsson Mathias Tobias Vieira, Maria Clara Spiller de Oliveira, Maria Beatriz da Silva Rocha – Reflexões sobre povos indígenas no Paraná em uma aula baseada na Pedagogia Histórico-Crítica; Luis Marcelo Santos; Silvia Mara da Silva – Ampliando a visibilidade e o espaço ao ensino da civilização Marajoara em sala de aula; |
| ST 14: MATERIAIS DIDÁTICOS, CONTRACOLONIDADES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Gustavo Pitz, Joseli Maria Nunes Mendonça – Vidas negras em Curitiba: histórias de escravidão e liberdade. Renata Candida Souza Moreira, Marisa Noda – A “biografia de Mahommed Gardo Baquaqua”: uma prática de valorização e pertencimento no espaço escolar através da leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Karina de Brito Barros, Cristiane Maria Marcelo- Caderno pedagógico: saberes e fazeres do território quilombola Lagoas-PI. Mailde Viana Pereira, Anderson Dantas da Silva Brito – Ensino de História, linguagens e História das Mulheres: um processo de aprendizagem, construção de identidades femininas e inclusão em sambas-enredo e livros didáticos. Inácia Cesar de Melo, Thiago Reisdorfer – Crianças como sujeitos: a construção da identidade negra nos núcleos de cultura em Oeiras/Pi (2015-2024). Pedro Victor Araújo dos Santos – Ressignificando o Shisima: um jogo de tabuleiro africano no ensino de história e cultura afro-brasileira. |
| Quarta-feira, 18 de junho |
| ST 1: Estudos regionais: conexões entre História, Memória e Literatura.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Dionatan Souza de Moura – “Fazer defeitos nas memórias…”; Nilton Aparecido Stein – “História, políticas Educacionais e Direitos Humanos…”. Rafael Dione Trombeta – “Encontros e Desencontros…”; Raissa Kelly Mendes de Deus – “A história das instituições escolares de Jacarezinho…”; Caio Cauê Viganó Perales Francisco – “O livro de Manuel…”; Cibele Barea – “Educação profissional e tecnológica…”; Dennis Eduardo F. Paula – “É preciso estar atento e forte…”; Lucas Gonçalves Correa – “Historicidade do romance Bom dia para os defuntos…”. |
| ST 2: Didática da História: concepção de aprendizagem, método e metodologias.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Lorena Marques Dagostin – A aula-histórica como metodologia para a pesquisa em Educação Histórica. Maria Juliana de Freitas Almeida, Max Lanio Martins – Pina Porangatu em perspectiva: entre a lenda, o documento e a sala de aula. Francielli Czelusniak Costa Chepluki; Geyso Dongley Germinari – Ensino de História local nas séries iniciais: análise dos materiais didáticos em Irati – Paraná. Luciana dos Santos Claudio; Samira Gonçalves Farath Menin; Marisa Noda – Organização espacial da sala de aula e sua influência no ensino-aprendizagem: estudo de uma regência com disposição em roda no Ensino Fundamental Anos Finais. Renato Ramos de Almeida (UFPI); Francisco Gomes Vilanova (UFPI) – Lei 10.639/03, afrocentricidade e o Ensino de História: “entre os caminhos metodológicos e as bases didáticas afrocentradas e o desenvolvimento de uma educação contracolonial e antirracista nas turmas de Ensino Fundamental II. Gabriel Filgueiras Cintra (Ufob/Pibid-Capes); Anderson Dantas da Silva Brito (Ufob) – Entre o ritmo e a narrativa, as diferenças e as identidades: uma análise de sambas-enredo e livros didáticos no contexto do Ensino de História. Solange Maria do Nascimento – Aprendizagem Histórica e Literatura. Cristina Elena Taborda Ribas – O vale do Ribeira como lugar de pertencimento: os sujeitos quilombolas e a constituição da história local. |
| ST 8: Economia, ambiente e cultura material: pesquisa, teoria e método.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Caroline Oliveira Costa – A memória e os lugares de memória: a cafeicultura em Londrina-PR. Guilherme Moretti Camargo – Apertando o start: o surgimento do videogame no Brasil na década de 1980. Marcelo Loyola de Andrade – Exploração de madeiras e cultivo de cacau na Mata Atlântica de Ilhéus-Bahia, 1862-1879. Roberto Carlos Massei – Capitalismo, colapso ambiental e os limites do decrescimento: apontamentos teóricos. Simone Quiezi – Nas correntezas do rio Ivaí: apropriações, disputas e transformações (1970 a 2020). |
| ST 9. Ensino de História no contexto de formação inicial de professores: experiências de programas institucionais.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Adair Clemente Andreoli Filho, Lucas Gonçalves Corrêa, Maria Fernanda Mendes da Silva – O império romano e a escravidão: uma abordagem histórica para o ensino escolar sobre as relações de trabalho. Maria Luiza da Silva Souza, Silvana Mara Francisquinho, Flávio Massami Martins Ruckstadter – Análise de uma aula do PIBID/História sobre o tema “trabalhismo na era Vargas”. Anderson Dantas da Silva Brito, Gabriel Filgueiras Cintra, Gabriel Oliveira de Sousa – Oficinas interativas no ensino de História: revolução industrial e memória local em Barreiras-BA. Ketelyn Oliveira Bergamini da Cruz, Maria Eduarda dos Santos Tomé, Natalia Thaize de Souza da Silva – Produção e comercialização em centros e periferias hispânicas-romanas. Dâmaris Rodrigues Marinho De Oliveira, Flávio Massami Martins Ruckstadter – As contribuições de Mario Alighiero Manacorda a partir das leituras dos textos de Antonio Gramsci para a educação brasileira. Rayra dos Santos, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter – Educação para as relações étnico-raciais: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação Básica” Anderson Cedro da Silva, Anderson Dantas da Silva Brito, Leandro Bispo dos Santos – Das correntezas nascem versos: o rio que mora em mim. Amanda Marisa da Silva Pereira, Maria Eduarda dos Santos Tomé, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter – Relato de experiência de uma regência no PIBID/História/Uenp: uma análise histórico-crítica. Luciana dos Santos Claudio, Samira Gonçalves Farath Menin, Marisa Noda – Organização espacial da sala de aula e sua influência no ensino-aprendizagem: estudo de uma regência com disposição em roda no Ensino Fundamental Anos Finais. |
| ST 10: Agências e fazeres em prol de uma educação antirracista: da interface entre o chão da escola e as universidades.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Ana Clara de Paula Etore, Luis Ernesto Barnabé – Educação para as Relações Étnico-raciais no currículo paulista: uma análise do guia de apoio ao planejamento escolar 2025. Camila Gomes Nicácio, Maria Simone Euclides, Lidiane Cesário Barreto – Literatura infantil e representatividade negra: caminhos para uma educação antirracista. Bruna Eduarda Soares Rocha, Heloisa Raimunda Herneck, Maria Simone Euclides – Gênero, raça e formação docente na Universidade Federal de Viçosa: uma análise institucional. Andreza Lorrane de Souza Bernardes, Maria Simone Euclides, Lidiane Cesário Barreto – O Projeto Pérolas Negras em Viçosa – MG: espaço de formação e educação antirracista. Aniely Damasceno Balbino, Maria Simone Euclides, Lidiane Cesário Barreto, Heloisa Raimunda Herneck – Educar para Resistir: Práticas Antirracistas e a Efetividade da Lei 10.639/03. |
| ST 11: História pública e narrativas étnico-raciais: descolonizando memórias e construindo saberes no século XXI.
Link da Sala de Transmissão: CLIQUE AQUI Rita Gabriele de Godoi Lima – A História Pública e a produção audiovisual: o uso do documentário na construção de novas representações e narrativas de mulheres negras em Andirá/ PR. Teresinha de Jesus Ferreira – Salvaguardar os saberes populares: heranças ancestrais de conhecimentos de benzeções, rezas, simpatias e manipulação das ervas medicinais. Maria de Lourdes – Ferreira Café com Cultura, Poesia e Debate. Felipe Favaretto – Uma perspectiva decolonial sobre a discriminação no Norte do Rio Grande do Sul. Tiago Silvio Dedoné – Educomunicação e História Pública: trânsitos epistemológicos para uma educação antirracista. Tiago Silvio Dedoné – Vozes das margens e memórias insurgentes: a literatura de resistência de Carolina Maria de Jesus como narrativa étnico-racial e de história pública. |
