ENSALAMENTO

IMPORTANTE: Todas as atividades dos Minicursos e Simpósios Temáticos ocorrerão das 13h às 17h

Segunda-feira, 16 de junho
Minicurso 1. Historicidade Didática da Guerra do Paraguai: Metodologia de análise de livros didáticos do PNLD 2020.

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Minicurso 2: Quadrinhos históricos: elaborando materiais didáticos/afetivos voltados para uma educação antirracista e decolonial.

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Minicurso 3: A impressão 3D como ferramenta para metodologias ativas no Ensino da História.

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Minicurso 4: História e literatura em diálogo: letramento racial e ensino antirracista com Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo.

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Terça-feira, 17 de junho
ST 3: História, religiões e religiosidades.

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Robson Augusto Militão – A resistência do povo de santo contra o embranquecimento no Pós-Abolição e o discurso demonizante neopentecostal.

Luís Ernesto Schmidt Ramos – A identificação de Osíris com Dionísio e sua convergência para o Serapis helenístico.

Samira Albino de Paiva – Ecumenismo como forma de resistência à Ditadura Militar Brasileira: o culto ecumênico de 31 de outubro de 1975 em memória de Vladimir Herzog. 

Eric Muller – Exposição sobre arquitetura sagrada para o Ensino de História da Educação: relato de experiência em um projeto de extensão. 

Sílvia Mara da Silva – Arquitetura sacra como reflexão da identidade espiritual e cultural do Paraná: o legado de Bartolomeu Giavina-Bianchi. 

Ruan Carlos Queiroz Corrêa – O estado de conhecimento sobre a arte sacra de Cláudio Pastro (1948-2016).

Ruan Carlos Queiroz Corrêa – A recepção litúrgico musical do Vaticano II no Brasil. 

Rayr Paulino da Silva – A continuidade da Diocese de Jacarezinho: uma visão histórica do Seminário Nossa Senhora da Assunção (1949-2003). 

Carlos Henrique Aguiar Santos – Uma história do Santuário do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, Jaguariaíva-PR.

ST 4: Escrita da História: didática, historiografia e teoria.

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Alisson Gustavo Rocha da Silva – O Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de Jacarezinho: identificar e reconhecer a cultura local .

Francisco Aristides de Oliveira Santos Filho Bossa Nova Nacionalista: Jomard Muniz de Britto e a produção narrativa sobre o cruzamento entre samba, política e identidade em Recife (1965-1966).

Durval dos Santos Borges Neto – “História Cantada”: outras leituras de representações e identidades brasileiras em sambas-enredo e livros didáticos.

Silvester de Carvalho Pereira – Novos sujeitos, novas funções: a construção da Didática da História como um novo paradigma junto da ciência histórica – um estudo com teses e dissertações de 2014-2024.

ST 5: História e educação para as relações étnico-raciais no Paraná contemporâneo.

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Ilton Cesar Martins – As experiências do Projeto “História da África e da Cultura Afro-Brasileira: para além da lei, ruma à cidadania”.

Paola Meneses Silva – O Ensino De História com enfoque antirracista: Uma proposta formativa para os professores dos Anos Iniciais a partir da Pedagogia Histórico-Crítica.

Noemi Santos da Silva – Roteiros Negros no Paraná: história pública e educação antirracista.

Méri Frotscher Kramer – Experiências e avaliações de estudantes indígenas no ensino superior da Unicentro.

ST 6: Ensino de História e futebol: um campo de possibilidades.

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Hélio Rodrigues dos Santos, Geraldo Eustáquio Moreira – Eu farei 10x se for preciso. eles não estão preparados.

Marília Guaragni de Almeida – Do silenciamento à resistência: futebol feminino e educação para relações étnico-raciais.

Ana Letícia de Oliveira Felippe – Conceitos e análises históricas da contemporaneidade para uso em sala de aula a partir de exemplos do futebol.

Walter José Moreira Dias Junior – Futebol, ciências humanas e táticas pedagógicas: um diálogo possível.

ST 7: Territórios do aprender: educar para as relações étnico-raciais em espaços não formais.

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Roseli Aparecida Ferreira Antonio – Olhar social do aprender e educar nas aldeias amazonenses.

Verônica Melo – Oficina temática: território quilombola – raiz, memória e luta.

Cleiton Ferraz Educação popular em jacarezinho: a cultura negra como ferramenta não convencional de educação e pertencimento – (UENP);

Felipe Sardinha – Moda e educação antirracista: a experiência da oficina Diversyque no liceu Nilo Peçanha.

Ana Clara Ferreira – Vozes-mulheres: literatura, escrevivência e educação.

Ilson O. N. Medeiros – Entre o tambor e a sala de aula: sensibilidade, didática percussiva e educação étnico-racial em perspectiva interdisciplinar.

Noemí Cesário Farias Silva – Kizomba que dança, carnaval que ensina: fomento à identidade cultural e étnico-racial por meio de práticas educativas.

ST 9. Ensino de História no contexto de formação inicial de professores: experiências de programas institucionais.

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Carlos Henrique Aguiar Santos; Guilherme Moretti Camargo, Vinicius Furlan – Primeira aplicação de regência do PIBID na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica com o tema “Segunda Guerra Mundial”.

Laura Gabriela Batista Dias, Maria Victória Pereira dos Santos Moraes Leal – As bruxas da noite: uma aula no PIBID/História sobre o papel feminino na segunda guerra mundial.

Pedro Vinicios Lopes da Silva, Vinicius Furlan, Flávio Massami Martins Ruckstadter – O Brasil na Segunda Guerra Mundial: relato de regência no PIBID/História/Uenp”.

Giovani Costa, Silvana Mara Francisquinho, Flávio Massami Martins Ruckstadter – Uma aula no contexto do Pibid/História: relato de uma intervenção com o tema “constituição de 1934 e governo constitucional na Era Vargas”.

Maria Eduarda Garcia Machado dos Santos, Paulo Gabriel dos Santos Senne, Silvana Mara Francisquinho – Relato de uma aula do Pibid/História sobre o Estado Novo de Getúlio Vargas (1937-1945).

Camila Inocêncio Baun Santos, Vinicius da Silva Rodrigues, Silvana Mara Francisquinho  Análise de uma aula sobre a “Era Vargas (1930-1945)” ministrada pelo Pibid/História.

Helena Maria Tironi dos Santos, Luciano Fonseca, Flávio Massami Martins Ruckstadter – Uma experiência de ensino sobre povos mesoamericanos: olmecas, zapotecas e toltecas em sala de aula.

Beatriz Silva Jardim Selleti, Helena Maria Tironi dos Santos, Lucas Ribeiro de Freitas – Império romano: uma perspectiva alimentar para o ensino de História Antiga.

Lucas Rafael Faustino Sanson, Maria Eduarda dos Santos, Nicolas Ferreira Rosa de Rezende  – Romanização, diversidade em práticas mágico-religiosas e ensino do império romano.

ST 10: Agências e fazeres em prol de uma educação antirracista: da interface entre o chão da escola e as universidades.

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Carlos Eduardo Ströher, Aruna Noal Correa, Magna Lima Magalhães – Quando silêncios geram não conversações: desafios na implementação da educação das relações étnico-raciais pela gestão escolar.

Lidiane Cesário Barreto – Acessar, permanecer e agenciar: uma autoetnografia de uma estudante cotista negra no cenário educacional.

Luana Gonçalves Pereira – Sistematização de saberes e construção de proposições em prol de uma educação antirracista.

Adriely Ingrid Teixeira da Rocha, Maria Simone Euclides, Lidiane Cesário Barreto – Acesso e permanência de mulheres negras no ensino superior: um olhar autoetnográfico sobre os atravessamentos raciais e de gênero.

Gabrielle Victoria Marcelino da Cruz – O passinho como resistência na luta para uma educação antirracista.

Amanda Teixeira, Rosiney Aparecida Lopes do Vale – Bezerra da Silva: a malandragem e a crítica social em forma de samba.

ST 11: História pública e narrativas étnico-raciais: descolonizando memórias e construindo saberes no século XXI.

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Verônica Thaís Nunes do Nascimento – Sambas-enredo como fonte histórica e representações de acontecimentos históricos numa coleção de livros didáticos.

Luiz Henrique da Silva Carvalho – Samba enredo e os saberes antirracistas.

Marcelo de Souza Silva – Digitalização do Patrimônio Afro-brasileiro: Estratégias de Divulgação e Transformações no Campo Historiográfico.

Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa – O Ensino de História do Brasil, História Pública e os Desafios da BNCC.

Cesar Agenor Fernandes da Silva- História Pública e educação antirracista: um relato de experiência a partir da produção de um podcast de História.

ST 12: Movimento Negro Educador: experiências de liberdade como práticas educativas antirracistas.

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Douglas Pinheiro Graciano – Imprensa negra no Ensino de História: potencialidades da educação antirracista a partir do jornal o Patrocinio (Piracicaba – SP).

Edilene de Cássia Jerônimo – Ancestralidades Afro-Brasileiras: Memória, corpo e experiência na perspectiva da escrevivência.

Natália Rocha Pereira e Luís Ernesto Barnabé – Valorização e empoderamento da cultura afro-brasileira: uma proposta de formação docente.

Diana Aparecida Cunha Barbosa – Saberes e práticas antirracistas de professoras em uma escola quilombola.

Leonardo de Moraes Bento; Silvandira dos Santos Pereira – Racismo e religiosidade afro-brasileira e produção de boneca abayomi.

Verônica F. Melo – Oficina temática: educação escolar quilombola-identidade e pertencimento.

ST 13: Cotidiano de professores e professoras de História no Brasil: desafios e avanços no ensino de história indígena no século XXI.

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Nádia Nelziza Lovera de Florentino – Bilinguismo e educação indígena: saberes entre Línguas e fronteiras.

Flaviano Oliveira dos Santos – Ensino de História, patrimônio cultural e povos indígenas: reflexões sobre uma pesquisa-ação em Viçosa do Ceará.

Adair Clemente Andreoli Filho, Ericsson Mathias Tobias Vieira, Maria Clara Spiller de Oliveira, Maria Beatriz da Silva Rocha – Reflexões sobre povos indígenas no Paraná em uma aula baseada na Pedagogia Histórico-Crítica; 

Luis Marcelo Santos; Silvia Mara da Silva – Ampliando a visibilidade e o espaço ao ensino da civilização Marajoara em sala de aula;

ST 14: MATERIAIS DIDÁTICOS, CONTRACOLONIDADES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.

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Gustavo Pitz, Joseli Maria Nunes Mendonça – Vidas negras em Curitiba: histórias de escravidão e liberdade.

Renata Candida Souza Moreira, Marisa Noda – A “biografia de Mahommed Gardo Baquaqua”: uma prática de valorização e pertencimento no espaço escolar através da leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Karina de Brito Barros, Cristiane Maria Marcelo- Caderno pedagógico: saberes e fazeres do território quilombola Lagoas-PI.

Mailde Viana Pereira, Anderson Dantas da Silva Brito – Ensino de História, linguagens e História das Mulheres: um processo de aprendizagem, construção de identidades femininas e inclusão em sambas-enredo e livros didáticos.

Inácia Cesar de Melo, Thiago Reisdorfer – Crianças como sujeitos: a construção da identidade negra nos núcleos de cultura em Oeiras/Pi (2015-2024).

Pedro Victor Araújo dos Santos – Ressignificando o Shisima: um jogo de tabuleiro africano no ensino de história e cultura afro-brasileira.

Quarta-feira, 18 de junho
ST 1: Estudos regionais: conexões entre História, Memória e Literatura.

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Dionatan Souza de Moura – “Fazer defeitos nas memórias…”;

Nilton Aparecido Stein – “História, políticas Educacionais e Direitos Humanos…”. 

Rafael Dione Trombeta – “Encontros e Desencontros…”;

Raissa Kelly Mendes de Deus – “A história das instituições escolares de Jacarezinho…”;

Caio Cauê Viganó Perales Francisco – “O livro de Manuel…”;

Cibele Barea – “Educação profissional e tecnológica…”;

Dennis Eduardo F. Paula – “É preciso estar atento e forte…”;

Lucas Gonçalves Correa – “Historicidade do romance Bom dia para os defuntos…”. 

ST 2: Didática da História: concepção de aprendizagem, método e metodologias.

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Lorena Marques Dagostin – A aula-histórica como metodologia para a pesquisa em Educação Histórica.

Maria Juliana de Freitas Almeida, Max Lanio Martins – Pina Porangatu em perspectiva: entre a lenda, o documento e a sala de aula.

Francielli Czelusniak Costa Chepluki; Geyso Dongley Germinari – Ensino de História local nas séries iniciais: análise dos materiais didáticos em Irati – Paraná.

Luciana dos Santos Claudio; Samira Gonçalves Farath Menin; Marisa Noda – Organização espacial da sala de aula e sua influência no ensino-aprendizagem: estudo de uma regência com disposição em roda no Ensino Fundamental Anos Finais.

Renato Ramos de Almeida (UFPI); Francisco Gomes Vilanova (UFPI) – Lei 10.639/03, afrocentricidade e o Ensino de História: “entre os caminhos metodológicos e as bases didáticas afrocentradas e o desenvolvimento de uma educação contracolonial e antirracista nas turmas de Ensino Fundamental II.

Gabriel Filgueiras Cintra (Ufob/Pibid-Capes); Anderson Dantas da Silva Brito (Ufob) – Entre o ritmo e a narrativa, as diferenças e as identidades: uma análise de sambas-enredo e livros didáticos no contexto do Ensino de História.

Solange Maria do Nascimento – Aprendizagem Histórica e Literatura.

Cristina Elena Taborda Ribas – O vale do Ribeira como lugar de pertencimento: os sujeitos quilombolas e a constituição da história local.

ST 8: Economia, ambiente e cultura material: pesquisa, teoria e método.

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Caroline Oliveira Costa – A memória e os lugares de memória: a cafeicultura em Londrina-PR.

Guilherme Moretti Camargo – Apertando o start: o surgimento do videogame no Brasil na década de 1980.

Marcelo Loyola de Andrade – Exploração de madeiras e cultivo de cacau na Mata Atlântica de Ilhéus-Bahia, 1862-1879.

Roberto Carlos Massei – Capitalismo, colapso ambiental e os limites do decrescimento: apontamentos teóricos.

Simone Quiezi – Nas correntezas do rio Ivaí: apropriações, disputas e transformações (1970 a 2020).

ST 9. Ensino de História no contexto de formação inicial de professores: experiências de programas institucionais.

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Adair Clemente Andreoli Filho, Lucas Gonçalves Corrêa, Maria Fernanda Mendes da Silva – O império romano e a escravidão: uma abordagem histórica para o ensino escolar sobre as relações de trabalho.

Maria Luiza da Silva Souza, Silvana Mara Francisquinho, Flávio Massami Martins Ruckstadter – Análise de uma aula do PIBID/História sobre o tema “trabalhismo na era Vargas”.

Anderson Dantas da Silva Brito, Gabriel Filgueiras Cintra, Gabriel Oliveira de Sousa – Oficinas interativas no ensino de História: revolução industrial e memória local em Barreiras-BA.

Ketelyn Oliveira Bergamini da Cruz, Maria Eduarda dos Santos Tomé, Natalia Thaize de Souza da Silva – Produção e comercialização em centros e periferias hispânicas-romanas.

Dâmaris Rodrigues Marinho De Oliveira, Flávio Massami Martins Ruckstadter – As contribuições de Mario Alighiero Manacorda a partir das leituras dos textos de Antonio Gramsci para a educação brasileira.

Rayra dos Santos, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter – Educação para as relações étnico-raciais: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação Básica”

Anderson Cedro da Silva, Anderson Dantas da Silva Brito, Leandro Bispo dos Santos – Das correntezas nascem versos: o rio que mora em mim.

Amanda Marisa da Silva Pereira, Maria Eduarda dos Santos Tomé, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter – Relato de experiência de uma regência no PIBID/História/Uenp: uma análise histórico-crítica.

Luciana dos Santos Claudio, Samira Gonçalves Farath Menin, Marisa Noda – Organização espacial da sala de aula e sua influência no ensino-aprendizagem: estudo de uma regência com disposição em roda no Ensino Fundamental Anos Finais.

ST 10: Agências e fazeres em prol de uma educação antirracista: da interface entre o chão da escola e as universidades.

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Ana Clara de Paula Etore, Luis Ernesto Barnabé – Educação para as Relações Étnico-raciais no currículo paulista: uma análise do guia de apoio ao planejamento escolar 2025.

Camila Gomes Nicácio, Maria Simone Euclides, Lidiane Cesário Barreto – Literatura infantil e representatividade negra: caminhos para uma educação antirracista.

Bruna Eduarda Soares Rocha, Heloisa Raimunda Herneck, Maria Simone Euclides – Gênero, raça e formação docente na Universidade Federal de Viçosa: uma análise institucional.

Andreza Lorrane de Souza Bernardes, Maria Simone Euclides, Lidiane Cesário Barreto – O Projeto Pérolas Negras em Viçosa – MG: espaço de formação e educação antirracista.

Aniely Damasceno Balbino, Maria Simone Euclides, Lidiane Cesário Barreto, Heloisa Raimunda Herneck – Educar para Resistir: Práticas Antirracistas e a Efetividade da Lei 10.639/03.

ST 11: História pública e narrativas étnico-raciais: descolonizando memórias e construindo saberes no século XXI.

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Rita Gabriele de Godoi Lima – A História Pública e a produção audiovisual: o uso do documentário na construção de novas representações e narrativas de mulheres negras em Andirá/ PR.

Teresinha de Jesus Ferreira – Salvaguardar os saberes populares: heranças ancestrais de conhecimentos de benzeções, rezas, simpatias e manipulação das ervas medicinais.

Maria de Lourdes – Ferreira Café com Cultura, Poesia e Debate.

Felipe Favaretto – Uma perspectiva decolonial sobre a discriminação no Norte do Rio Grande do Sul.

Tiago Silvio Dedoné – Educomunicação e História Pública: trânsitos epistemológicos para uma educação antirracista.

Tiago Silvio Dedoné – Vozes das margens e memórias insurgentes: a literatura de resistência de Carolina Maria de Jesus como narrativa étnico-racial e de história pública.

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