De 16 a 18 de junho de 2025 Realização: Colegiado de História - CCHE - UENP /Jacarezinho
A Jornada do Ensino de História é um evento bienal já consolidado no curso de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Em 2025, o evento propõe fomentar a reflexão sobre a educação das relações étnico-raciais, trazendo à tona uma pauta que, além de ser respaldada por marcos legais (Leis 10.639/2003 e 11.645/2008), representa uma demanda histórica dos movimentos negros e indígenas brasileiros.
Em sintonia a tais diretrizes, a Jornada pretende discutir os desafios da implementação de uma educação antirracista e decolonial. As discussões abordarão temas como o racismo epistêmico, a invisibilização de saberes africanos, afro-brasileiros e indígenas nos currículos escolares, e o papel das escolas e universidades na construção de uma sociedade mais justa e plural.
O evento também reafirma o compromisso da universidade com as ações afirmativas e com mecanismos de enfrentamento aos revisionismos e negacionismos da ordem presente. A programação inclui debates, oficinas e conferências que refletem sobre teorias e metodologias do ensino-aprendizagem na perspectiva da práxis, almejando uma educação verdadeiramente compromissada com a diversidade, que compreende o protagonismo afro-brasileiro e indígena no âmbito das pluralidades históricas.
Voltada a estudantes, docentes, pesquisadores/as e educadores/as da Educação Básica, a Jornada de 2025 será um espaço de formação, resistência e diálogo com a sociedade, reafirmando a importância de uma educação histórica emancipatória, pluriepistêmica e comprometida com a justiça social.