INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
| 1. HISTORICIDADE DIDÁTICA DA GUERRA DO PARAGUAI: METODOLOGIA DE ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2020 Coordenador: Matheus Pelaquim Silva (Universidade Estadual de Londrina) |
Ementa:
Referências Bibliográficas: |
| 2. QUADRINHOS HISTÓRICOS: ELEBORANDO MATERIAIS DIDATICOS/AFETIVOS VOLTADOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E DECOLONIAL. Coordenador: Priscilla Damasceno Rodrigues (UERJ) |
| Ementa:
Pretendemos trabalhar nesse minicurso as propostas de lei 10.630 e 11.645, sua aplicabilidade efetivo no cotidiano escolar, bem como o uso da linguagem quadrinista como recurso didático possível nesse processo. Abordaremos autores/que pesquisam as propostas legais além de pesquisadores/as que trabalham com a teoria e prática de uma educação antirracista, originária e decolonial. Referências Bibliográficas: BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. |
| 3. A IMPRESSÃO 3D COMO FERRAMENTA PARA METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA HISTÓRIA. Coordenador: Newton Benetti Silva (UENP) |
| Ementa:
Conteúdo Programático: 1ª Parte – Fundamentos Teóricos e Históricos (1h30) 1.1. Panorama das Metodologias de Ensino de História 2ª Parte – Práticas Pedagógicas com Modelos Tridimensionais (2h15) Prática 1: Técnicas de Papercraft Aplicadas ao Ensino de História (30 min) Prática 2: Criação de Dioramas Históricos (30 min) Prática 3: Técnicas Básicas de Pintura (30 min) Prática 4: Demonstração de Impressão 3D com Resina (30 min) Encerramento: Roda de Conversa e Troca de Vivências (15 min) Referências Bibliográficas: |
| 4. HISTÓRIA E LITERATURA EM DIÁLOGO: LETRAMENTO RACIAL E ENSINO ANTIRRACISTA COM CAROLINA MARIA DE JESUS E CONCEIÇÃO EVARISTO. Coordenadores: Mariana Soares Gama de Amorim (Universidade Federal de Pernambuco) e Mariana Prudente da Silva (Universidade Católica de Pernambuco) |
| Ementa:
O minicurso propõe refletir sobre as potentes intersecções entre História e Literatura a partir das obras de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo. Com base na escrevivência e em uma abordagem interdisciplinar, discutiremos como essas narrativas podem ser incorporadas ao ensino de História, contribuindo para o letramento racial e para práticas pedagógicas antirracistas. Conteúdo programático: Definições e significados da História: pluralidade e complexidade; Propostas metodológicas e estratégias didáticas para a sala de aula. A metodologia envolve exposição dialogada, leituras e atividades práticas. O curso é voltado a professores, licenciandos, bacharéis e interessados no tema. Referências Bibliográficas: Obras a serem analisadas: EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. São Paulo: Pallas, 2014. Bibliografia complementar: CORRÊA, Raquel Folmer. Interseccionalidade e escrevivências: reflexões sobre uma prática no Ensino Médio Integrado. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – ENESEB, 8., 2022. Anais […]. [S.l.]: [s.n.], 2022. |
