INCRIÇÕES ENCERRADAS!
| 1. ESTUDOS REGIONAIS: CONEXÕES ENTRE HISTÓRIA, MEMÓRIA E LITERATURA. Mateus Torelli Fidelis(Universidade Estadual de Londrina – UEL), Marcio Luiz Carreri (Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP), Wilson De Creddo Maestro (Universidade Estadual de Londrina – UEL). |
| Resumo:
Para além do paradigma que privilegia a História das Nações ou da unidade nacional, este Simpósio tem como propósito abarcar estudos no âmbito da História Regional e Local. Nesse sentido, compreendemos pesquisas que privilegiam os jogos de escalas, a microhistória e as multiplicidades do fazer histórico, incluindo noções gerais como: literatura, história e historiografia, política, território e territorialidades, conflitos e relações sociais, cultura e representações, etno-história e história indígena, regiões, regionalidades e regionalismos, memória e memorialistas, enfim, o regional em postulados distintos e complementares, de um lado, a ampliação de sua abordagem, e, por outro, investigações específicas do local e do regional, em seus variados recortes. Palavras-chave: História Regional/Local; Literatura; Memória. |
| 2. DIDÁTICA DA HISTÓRIA: CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM, MÉTODO E METODOLOGIAS. Geraldo Becker (UENP), Lucas Mateus Vieira de Godoy Stringuetti (UENP). |
| Resumo:
A proposta do Simpósio Temático apresenta reflexões sobre a Didática do ensino de História fundamentada em uma concepção de aprendizagem, em um método e metodologias próprios da epistemologia da História. O objetivo é discutir o processo de aprendizagem histórica. Para tanto, serão abordados os pressupostos orientadores do processo de ensino e aprendizagem da História, pautados em uma didática específica, bem como, explicitada a importância da escolha da concepção de aprendizagem própria da ciência da História, visto que, o método de ensino está fundamentado na ciência de referência e as metodologias desenvolvidas valorizam a cultura histórica, os conhecimentos, os interesses e carências referentes à práxis de estudantes e professores, bem como, a participação deles na produção do conhecimento histórico. Palavras-chave: Didática da História; Concepção de aprendizagem; Método e metodologias. |
| 3. HISTÓRIA, RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES. Alfredo Moreira da Silva Júnior (UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná), Mauricio de Aquino (UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná). |
| Resumo:
Partindo das atividades desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa em História das Religiões da Universidade Estadual do Norte do Paraná (NPHR-UENP), este Seminário Temático pretende acolher e reunir trabalhos que abordem as relações entre história, religiões e religiosidades desde perspectivas analíticas plurais e sobre temas, temporalidades e espacialidades diversas, que venham a convergir para exame e análise interdisciplinar de fenômenos religiosos e experiências religiosas e suas possíveis articulações com as dimensões sociais, ambientais, culturais, educacionais, psicológicas, politicas, epistemológicas, metodológicas, institucionais, econômicas, geográficas, demográficas. Portanto, o Seminário Temático se propõe receber trabalhos que a partir ou em relação com a história tenham como objeto de análise os fenômenos religiosos e as experiências religiosas em suas múltiplas expressões. Palavras-chave: História; Religiões; Religiosidades |
| 4. ESCRITA DA HISTÓRIA: DIDÁTICA, HISTORIOGRAFIA E TEORIA. Aline M. Menoncello (UFRGS), Thiago Modesto Rudi (UNESP). |
| Resumo:
No século XX, um conjunto múltiplo de acontecimentos e de catástrofes provocaram diagnósticos de que, ao final daquele século, vivenciaríamos o “Fim da História” (moderna). Diante de diagnósticos como estes, a História, como disciplina, aproxima-se da epistemologia, repensando as relações que entretém com suas didáticas, historicidades e teorias. O presente simpósio temático visa acolher trabalhos que reflitam acerca da escrita da história, em suas diversas formas de concepção, produção e comunicação, no tempo. Assim, o simpósio acolherá pesquisas que lidem com: problematizações conceituais como tempo, memória, patrimônio e justiça; os lugares de produção do conhecimentos histórico (Institutos e Universidades), bem como, as trajetórias dos agentes de produção (sócias/os e professoras/es); as relações entre Teoria e História do ensino de história, e; os desafios e possibilidades da aprendizagem histórica a partir da produção de filmes, podcasts, dança, histórias em quadrinhos e jogos. Palavras-chave: Didática da história; História da historiografia; Teoria da História. |
| 5. HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO PARANÁ CONTEMPORÂNEO. Méri Frotscher (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Rhuan Targino Zaleski Trindade (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Geyso Dongley Germinari (Universidade Estadual do Centro-Oeste). |
| Resumo:
O ST visa abrir um espaço para a apresentação e discussão de pesquisas e experiências de História e Educação para as relações étnico-raciais no Paraná entre os séculos XIX-XXI. Considera-se urgente o enfrentamento do racismo estrutural, o fortalecimento da autoestima de grupos socialmente e historicamente discriminados e/ou invisibilizados e a promoção de uma educação que contemple e valorize a diversidade étnico-racial paranaense. Esse ST abarca comunicações sobre práticas educativas desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, atividades de história pública, produção de material didático, etc, que tenham como horizonte uma educação antirracista, aberta a um efetivo diálogo intercultural e à pluralidade epistêmica, e sobre experiências de pesquisa que demonstrem a potencialidade de documentos de arquivo, fontes audiovisuais, entrevistas de História Oral, materiais didáticos, entre outros, que tratem de questões étnico-raciais no Paraná para a educação de histórias plurais. Palavras-chave: história; educação para as relações étnico-raciais; Paraná |
| 6. ENSINO DE HISTÓRIA E FUTEBOL: UM CAMPO DE POSSIBILIDADES. Walter José Moreira Dias Junior (Universidade Federal Fluminense), Fillipe Dos Santos Portugal (Fundação Oswaldo Cruz), Henrique Fernandes Alvarez Vilas Porto (Universidade Federal do Rio de Janeiro). |
| Resumo:
O ST visa reunir trabalhos que abordem a interface entre o Ensino de História e o Futebol. Serão bem-vindas iniciativas que articulem os saberes escolares com este esporte, seja dialogando, a partir do currículo, a construção de práticas pedagógicas que ilustrem conteúdos, ou a partir de inventividades docentes que conectem às quatro linhas do gramado, arquibancadas e a história do futebol ao Ensino de História. O ST busca fomentar reflexões sobre como o futebol, enquanto fenômeno cultural e social, pode ser um recurso didático potente para o ensino de temas históricos e para discussão de representações em diferentes contextos, analisando seu papel na formação de identidades coletivas. Também serão valorizadas pesquisas que explorem a relação entre memória, narrativas esportivas e aprendizagem histórica. Por fim, o ST acolherá debates sobre metodologias inovadoras que utilizem o futebol, ou outros esportes, como ferramenta de engajamento discente. Palavras-chave: Ensino de História; Futebol; Práticas Pedagógicas |
| 7. TERRITÓRIOS DO APRENDER – EDUCAR PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS. Ana Caroline Goulart (UNESP Marília), Mariana Ponciano Rennó (UNESP Assis), Antonio Donizeti Fernandes (UENP). |
| Resumo:
Este Simpósio Temático pretende acolher pesquisas realizadas em espaços de educação não formal e de educação popular no campo ou na cidade, focalizando práticas educacionais que promovam experiências alinhadas à educação para as relações étnico raciais em espaços como Favelas, Escolas de Samba, Terras Indígenas, Sindicatos, Espaços Religiosos, Estações Ferroviárias, Museus e Centros de Documentações, bem como outros potenciais territórios educativos não escolarizados. Palavras-chave: Educação Não Formal; Saberes Populares; Relações Étnico-Raciais |
| 8. ECONOMIA, AMBIENTE E CULTURA MATERIAL: PESQUISA, TEORIA E MÉTODO. Roberto Carlos Massei (Colegiado de História/CCHE/UENP-Jacarezinho), Caroline da Silva Oliveira (Professora Rede Municipal Londrina). |
| Resumo:
Este Seminário Temático tem por objetivo reunir trabalhos, pesquisas e reflexões em torno do eixo economia. ambiente e cultura material. A sessão aceitará estudos que envolvam a discussão sobre tecnologia, sociedade e cultura e economia socioambiental e da natureza. Propostas que se voltem para a Educação Ambiental podem ser apresentadas, assim como as que tenham como temática o desenvolvimento econômico e social. O ST quer reforçar o caráter inter/transdisciplinar que deve ter os estudos sobre Economia, Ambiente e Cultura Material. Por fim, o debate em torno da temática ambiental, em suas várias interfaces, ganhou importância tanto política quanto acadêmica em decorrência do modo como vêm sendo explorados os recursos naturais, do aquecimento global e suas consequências para as inúmeras formas de vida no planeta. Palavras-chave: História; Economia Ambiental; Cultura Material. |
| 9. MATERIAIS DIDÁTICOS, CONTRACOLONIDADES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Cristiane Maria Marcelo (UESPI), Josimar Custódio Rocha (Secretaria Estadual de Educação do Piauí). |
| Resumo:
O simpósio objetiva agregar pesquisadores de diversos níveis interessados em refletir sobre experiências pedagógicas exitosas de produção/aplicação de materiais didáticos que visem à valorização do protagonismo de sujeitos indígenas e afro-brasileiros historicamente silenciados. As leis 10.639/03 e 11.645/08 representam um avanço no combate ao apagamento histórico desses grupos sociais. No entanto, ainda persistem desafios na aplicação efetiva dessas diretrizes, como a falta de materiais adequados e a continuidade de visões estereotipadas de povos de origem não europeia. A abordagem de um ensino intercultural enriquece o aprendizado dos estudantes, desenvolvendo respeito e desconstruindo narrativas que marginalizam a história das populações negras e indígenas no Brasil. Pesquisas desenvolvidas por Munanga (2005), Gomes (2012), Munduruku (2009) e Pinheiro (2023) destacam que a educação antirracista fortalece a identidade desses grupos e combate a discriminação estrutural. Palavras-chave: Experiências; Educação antirracista; Contracolonidades. |
| 10. ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS DE PROGRAMAS INSTITUCIONAIS. Flávio Massami Martins Ruckstadter (UENP), Luis Ernesto Barnabé (UENP), Vanessa Campos Mariano Ruckstadter (UENP). |
| Resumo:
Este Simpósio Temático tem como tema o Ensino de História no contexto de formação inicial de professores. O objetivo é dar visibilidade às atividades desenvolvidas por graduandos em História no âmbito de programas de formação inicial, tais como Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, de Iniciação à Docência, de Iniciação à Extensão, de Educação Tutorial e afins. Tais programas têm oportunizado, aos estudantes em formação, a construção de reflexões teórico-práticas, além de propiciarem contato com contextos de ensino, pesquisa e extensão, no ensino superior e junto à comunidade acadêmica, como em escolas de educação básica, por exemplo. Nestes termos, espera-se que este ST se constitua como um espaço de socialização das boas práticas e experiências desenvolvidas no contexto destes programas. Palavras-chave: Ensino de História; Formação inicial de professores; Programas Institucionais |
| 11. AGÊNCIAS E FAZERES EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: DA INTERFACE ENTRE O CHÃO DA ESCOLA E AS UNIVERSIDADES. Maria Simone Euclides (Universidade Federal de Viçosa – MG), Samuel Morais Silva (Universidade Federal do Ceará), Monalisa Aparecida do Carmo (Universidade Federal de Viçosa – MG). |
| Resumo:
Este Simpósio tem como objetivo apresentar e dialogar sobre práticas educativas, epistemologias e caminhos metodológicos antirracistas, promovendo uma interlocução a partir das experiências gestadas no chão da escola e nas universidades. Justifica-se pela necessidade de contribuir para o desenvolvimento de uma educação descolonizante e comprometida com a implementação da Lei 10.639/2003. Nesse sentido, constitui-se como um espaço de socialização de nossos fazeres e agências enquanto docentes, pesquisadores/as e educadores/as atentos/as à dimensão racial e ao racismo que atravessa os currículos e a prática docente. Espera-se que, neste diálogo, emerja a análise de práticas educativas orientadas pelo combate ao racismo e pela busca por novos caminhos ou seja, proposições que se mostrem irredutíveis diante do racismo e que, a partir disso, promovam o avanço de agências e fazeres comprometidos com uma educação voltada para as relações raciais. Palavras-chave: Antirracismo; Práticas educativas; Agências |
| 12. HISTÓRIA PÚBLICA E NARRATIVAS ÉTNICO-RACIAIS: DESCOLONIZANDO MEMÓRIAS E CONSTRUINDO SABERES NO SÉCULO XXI. Marcelo de Souza Silva (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), Cesar Agenor Fernandes da Silva (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Tiago Silvio Dedoné (Universidade Estadual do Paraná). |
| Resumo:
Receberemos trabalhos de História Pública que analisem experiências de ensino e pesquisa voltadas à construção e divulgação de narrativas contra-hegemônicas sobre relações étnico-raciais no Brasil contemporâneo. Este campo é estratégico para a implementação da Lei 11.645/08 e para a promoção da educação antirracista, ao democratizar o conhecimento histórico e valorizar vozes silenciadas, desafiando epistemologias coloniais. O simpósio visa discutir experiências que aproximem academia e sociedade, destacando como historiadores podem combater o racismo estrutural e promover o conhecimento histórico com e para o público. Buscamos pesquisas sobre as contribuições da História Pública na desconstrução de narrativas eurocêntricas e na valorização das memórias e experiências de povos africanos, afro-brasileiros e indígenas, fomentando uma educação crítica por meio de museus, patrimônio, mídias digitais e projetos comunitários, essenciais para a formação de cidadãos e docentes conscientes. Palavras-chave: História Pública, Ensino de História, Educação Antirracista |
| 13. MOVIMENTO NEGRO EDUCADOR: EXPERIÊNCIAS DE LIBERDADE COMO PRÁTICAS EDUCATIVAS ANTIRRACISTAS. Natália Batista Peçanha (Universidade Federal de Uberlândia). |
| Resumo:
Partindo da concepção de Movimento Negro Educador, de Nilma Lino Gomes, busca-se com este Simpósio Temático, abrir espaço para reflexões acerca de como podemos nos valer das memórias, resistências, patrimônios, instituições, festividades, religiosidades e das ações do movimento negro como práticas educativas, que permitem com que valores civilizatórios afro-brasileiros, sejam mobilizados nas práticas educacionais. Desta maneira, este espaço de diálogo justifica-se por nos permitir ampliar a concepção de educação em diálogo com uma perspectiva anticolonial, que resista as amarras de um currículo eurocentrado. Assim, a proposta se abre a um debate sobre a aplicabilidade da lei 10.639/03 e sobre como as experiências de luta pela liberdade ao longo do pós-abolição podem se converter em práticas educativas que ultrapassam a concepção formal de ensino. Palavras-chave: Movimento Negro Educador; Educação Antirracista; Lei 10.639/03 |
| 14. COTIDIANO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE HISTÓRIA NO BRASIL: DESAFIOS E AVANÇOS NO ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA NO SÉCULO XXI. Ana Carla de M. Trindade (PGH/UFRPE), Marcos Manoel do Nascimento Silva (PGH/UFRPE). |
| Resumo:
Esse simpósio temático tem por objetivo possibilitar e levantar a discussão de pesquisas, estudos e experiências que se identificam com Ensino de História enquanto campo de investigação, especificamente com os debates e estudos acerca de uma educação antirracista no Brasil, neste século XXI. Assim, é de interesse, diálogos com pesquisas concluídas ou em andamento, bem como estudos e relatos de experiências que nos leve a refletir acerca do Ensino de História no Brasil, envolvendo a temática indígena no cotidiano docente, nos saberes e formação de professores e professoras de História, bem como, metodologias e experiências desenvolvidas nas aulas de História, seja durante Estágio Curricular, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa Residência Pedagógica (PRP), e/ou atuação profissional. Palavras-chave: Ensino de História indígena, Cotidiano docente no Brasil, Formação de Professores e Professoras de História |
