Profa. Dra. Renata Peres Barbosa
(Universidade Estadual de Londrina – UEL)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2008), Mestrado (2011) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/ Marília (2017). Realizou o Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2023), estágio de doutorado sanduíche no Instituto de Filosofía del Consejo Superior de Investigación Científica – CSIC/Madrid, Espanha (2015), e estágio de doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal (2015). Foi pedagoga no Setor de Educação da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010 a 2018). Atuou como professora colaboradora da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação, área de Política e Gestão da Educação (2011). É Professora Adjunta do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da UFPR e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPR. No campo da pesquisa, tem interesse e atuado nos seguintes temas: teoria crítica da sociedade e educação; teorias, políticas e reformas curriculares; Ensino Médio.
Profa. Me. Fernanda Gregol Veronez
(PROFLETRAS – UNIOESTE)
Mestre pelo PROFLETRAS-UNIOESTE. Possui graduação em Letras – Português e Espanhol pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel (2003), licenciada pela Universidade Paranaense (2004), também especialização em docência do ensino superior pela Fundação Assis Gurgaz (2013). Atualmente é professora do ensino fundamental e médio. – Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Espanhol.
Profa. Me. Alessandra da Silva Rodrigues
(Universidade Estadual de Maringá – UEM)
Possui Mestrado em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui graduação em Letras Port/Inglês pela Universidade Paranaense – UNIPAR (2002). Professora efetiva da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e formação de professores, literatura brasileira, leitor e professor, literatura e formação de leitores.
Prof. Dr. Wagner Vonder Belinato
(Universidade Estadual de Maringá – UEM)
Professor Adjunto de Língua e Literaturas de Língua Francesa (DLM-UEM). Doutor em Letras (UEM/2016). Tese: “Para além da escrita: negociações simbólicas do tornar-se autor – Caio Fernando Abreu e o Campo Literário Brasileiro”, com Doutorado Sanduíche na Université Lumière-Lyon II (agosto-novembro/2014 – PSDE/CAPES). Desenvolve pesquisas em Didática de Língua Francesa e francofonia. Coordena o Programa Paraná Fala Francês/UEM – SETI. É autor de “Panorama do teatro francês – de Corneille a Artaud” (EDUEM, 2023); “Abordagens para o ensino de Francês Língua Estrangeira” (Guedes, Peraro, Teles, Belinato, EDUEM, 2021), “Fragmentos de uma antiga Indochina” (DLM/e-pub, 2020) e organizador do volume “Práticas didáticas para o ensino de literatura nas escolas” (RFB, 2024).