Palestrantes

 

Prof. Dr. Luiz Carlos Santos Simon (UEL)
Possui graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992/1999). Fez estágios de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (concluídos respectivamente em 2010 e 2016). Ingressou na Universidade Estadual de Londrina em 1995, instituição em que ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação como Professor Associado. Atua na área de Letras. Os interesses de estudos são: as relações entre as masculinidades e a literatura; a crônica; o conto brasileiro contemporâneo; o romance brasileiro do século XIX até os anos 1960; e temáticas relacionadas à vida privada e à intimidade.
Profa. Dra. Maria Valdenia da Silva (UECE)
Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1997) e graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1993). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual do Ceará, atuando na graduação em Letras e no Mestrado interdisciplinar em História e Letras. Tem experiência nas áreas de ensino de literatura; crítica literária, com ênfase em literatura brasileira de autoria feminina e literatura afro-brasileira; letramento literário, literatura e outras linguagens e literatura e novas tecnologias. Participa como líder do Grupo “Literatura e as Metodologias para a Formação de Leitores? (UECE); do programa de extensão: Viva a palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude negra na periferia de Fortaleza?.
Prof. Lucas Breda Magalhães (Egresso do curso de Letras UENP/CCP, Mestrando FFLCH-USP)
Mestrando no programa Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e representante discente do mesmo. Graduado em Letras Português/Inglês, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP). Foi bolsista de Iniciação Científica (Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), desenvolvendo pesquisa acerca da literatura afro-brasileira em ambiente escolar. Atuou como pesquisador de Iniciação Científica Voluntária (PICV) em projetos ligados à área de Literatura Brasileira do século XX e Literatura Contemporânea. Participou do PIBID e Residência Pedagógica em projetos voltados para o Letramento Literário (2017-2019) e Oralidade (2020-2021). Aluno selecionado para Mobilidade Estudantil na Universidade de Coimbra, Portugal, para o 1º semestre de 2019/2020. Tem interesse em temas como os fenômenos literários advindos de vozes subalternizadas, Literaturas de Língua Portuguesa, Estudos Comparados e Decolonialidade. Atuou como professor pela Secretaria da Educação e do Esporte (SEED/PR).
Braulio Tavares e Karen Debértolis
Braulio Tavares é paraibano, escritor, poeta, compositor e tradutor. Tem mais de 30 livros publicados, entre romance, conto, poesia, ensaio, crônica, infantil e antologias. Tem também mais de 80 músicas gravadas. Recebeu o Prêmio Caminho de Ficção Científica, em Portugal (1989), Prêmio Shell de Teatro (1992 e 2017), Prêmio APCA de Literatura Infantil (2007), Prêmio Jabuti de Literatura Infantil (2009), entre outros. É pesquisador de literatura fantástica e de ficção científica, e organizou várias antologias do gênero para a editora Casa da Palavra (Rio de Janeiro), entre as quais Páginas do Futuro: contos brasileiros de ficção cientifica (2011) e Contos Obscuros de Edgar Allan Poe (2010). Neste gênero, é autor de O que é ficção científica, lançado em 1986 pela coleção Primeiros Passos, e da coletânea de contos Fanfic (Ed. Patuá, 2019). Seu blog Mundo Fantasmo conta com mais de 4.500 artigos sobre cultura em geral.

Karen Debértolis é poeta, escritora e jornalista. Publicou Mapas sutis (Editora Patuá, 2018), Prosa de palavras (Rubra Cartonera, 2012), A Estalagem das almas (Travessa dos Editores, 2006), Guardados (Atrito Art, 2003) e Calidoscópio (edição de autora, 1995). Gravou o CD de spoken word A Mulher das Palavras (2009), que se desdobrou em uma performance poética. O clipe da composição Manhãs, do CD A Mulher das Palavras, obteve o 4º lugar no 4º Prêmio Poesia em Vídeo da Fliporto 2010 (Recife, Pernambuco). Participou de diversas antologias, em que se destacam: Brazilian Women Poets In Translation (bilíngue) (Editora Venas Abiertas, 2022) e As Poetas Mulheres na Literatura Brasileira (Arribaçã Editora, 2021). É verbete no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, organizado por Nelly Novaes Coelho (Escrituras, 2001). Participou de eventos nacionais e internacionais como: MARXE — Festival Internacional de Videopoesía 2022 (Vigo, Espanha); Residência Atelier Poético da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI Espanha/Portugal), em 2022, que reuniu 17 poetas de língua portuguesa e espanhola; Circuitos de Criação Literária e de Autores do projeto Arte da Palavra do Sesc (Brasil, 2018-2019); e programação da Radio Documenta 14, da Documenta de Kassel 2017(Kassel, Alemanha).

Prof. Dr. Miguel Sanches Neto
Miguel Sanches Neto é formado em Letras pela Fafiman (1984-1986), especializou-se em Literatura, cursando mestrado e doutorado. É professor-associado de literatura brasileira na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui mais de 40 obras publicadas entre artigos, ensaios, poemas, contos e romances, além de livros sobre autores nacionais como Manoel de Barros, Dalton Trevisan e Cecília Meireles.
Acessar o conteúdo