Palestrantes

Prof. Dr. Paulo Ricardo Torres Diniz (Conferência de Abertura)

Formação Acadêmica:

  • Graduação: Administração de Empresas, com ênfase em Análise de Sistemas – Universidade Estadual de Londrina (1991)
  • Especialização: Didática e Metodologia do Ensino – Universidade Norte do Paraná (1997)
  • Mestrado: Ciências da Computação – Universidade Federal de Santa Catarina (2002)

Experiência Profissional:

  • Professor: Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
    • Cursos nas áreas de Informática e Administração, nas modalidades Presencial e a Distância (1995 a 2010).
  • Diretor de Gestão de Polos: Kroton Educacional
    • Desenvolvimento e coordenação de projetos para condições adequadas de oferta de cursos nos polos de apoio presencial na modalidade de Educação a Distância (EaD).
  • Diretor de Formatação, Auditoria e Treinamentos:
    • Continuidade do processo de auditoria de polos e implementação de modelo de capacitação continuada.
  • Avaliador AD HOC: INEP/MEC
    • Para cursos de Graduação Presencial e a Distância, desde 2004.

Pesquisa e Atuação Acadêmica:

  • Pesquisador: Área de Educação, com ênfase em Tecnologias Educacionais
    • Atuação em Educação a Distância, Sistemas de Informação, Avaliação, Ensino a Distância, Gestão de Aprendizagem, Software Educacional e Inteligência Artificial aplicada à Educação.
    • Projetos desenvolvidos desde 1996.
  • CPO: Really Experience LLC (Orlando/FL/USA)
    • Desenvolvimento de metodologia de ensino a distância no ensino de língua inglesa para brasileiros.

Formação Complementar:

  • Coaching: Foco em Análise Comportamental, Linguagem Corporal e Micro-expressões.

Profa. Dra. Gina Morales

Formação Acadêmica:

  • Graduação: Fonoaudiologia – Universidad del Valle (2006)
  • Mestrado: Master em Cooperação Internacional e Desenvolvimento – Divulgación Dinámica (2010)
  • Doutorado: Doctorado em Educação Intercultural – Universidad de Santiago de Chile (2017)

Experiência Profissional:

  • Especialista na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia.
  • Diretora: Laboratório Virtual de Comunicação e Linguagem.
  • Colaboradora:
    • Grupo de Pesquisa da Cátedra de Deficiência e Reabilitação, Universidad del Valle, Colômbia.
    • Grupo de Educação, Infância e Intercultural, Universidade Autônoma de Tamaulipas, México.

Atividades Acadêmicas:

  • Escritora de narrativas inclusivas, com tradução para as línguas de sinais:
    • Colômbia (LSC)
    • Brasil (Libras)
    • Chile (LSCh)
  • Participação em conferências nacionais e internacionais.
  • Membro da Rede Global de Leitura e Escrita para a Abordagem das Culturas (POEPAZ) e da Rede Ibero-Americana de Estudos Interculturais e Interdisciplinares.

Formação Complementar:

  • Investigadora Fondecyt Iniciación 11230383/2024

Prof. Dr. Ricardo André Ferreira Martins

Formação Acadêmica:

  • Graduação: Letras Português/Francês – Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (1997)
  • Mestrado: Letras – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2000)
  • Doutorado: Teoria e História Literária – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2009)
  • Pós-Doutorado: Estágio na Universidade Federal de Santa Maria

Experiência Profissional:

  • Professor Adjunto: Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
    Atuação no Colegiado de Letras, campus de Jacarezinho, com foco em Literatura Brasileira.
  • Pesquisador:
    Área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Historiografia Literária, Literatura Brasileira e Literatura Portuguesa. Principais temas: poesia, literatura brasileira dos séculos XIX e XX, cânone literário, história literária, teoria e crítica literária.

Premiações:

  • Detentor de 11 prêmios literários, incluindo o Prêmio de Ensaio e Crítica Literária da Academia Brasileira de Letras (2012).

Formação Complementar:

  • Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (mestrado e doutorado).

Prof. Dr. Sérgio Vale da Paixão

Formação Acadêmica:

  • Graduação: Letras – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Mestrado: Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Doutorado: Psicologia – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Pós-Doutorado: Pesquisa em Letras – Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Experiência Profissional:

  • Professor: Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Jacarezinho
    Atuação no ensino e coordenação de projetos relacionados à educação.
  • Líder de Pesquisa:
    Grupo de Pesquisa Ensino, Cultura, Linguagem e suas Tecnologias (GECLIT – IFPR/CNPq).
  • Coordenador:
    Especialização em Educação, Sociedade e Tecnologia – IFPR, Jacarezinho.
  • Coordenador Diocesano:
    Pastoral da Educação – Jacarezinho.
  • Palestrante e Conferencista:
    Participação em diversos eventos de educação, autor de livros e artigos.

Premiações:

  • 1º Lugar: III FELIC com o projeto “Educação Integral para Todos!”
  • 2º Lugar: Prêmio Voluntariado – Pátria Voluntária, promovido pelo governo Federal, com o projeto de formação de professores da Pastoral da Educação.
  • Vencedor: Prêmio Professor Transformador 2024, promovido pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare.

Profa. Dra. Siderly do Carmo Dahle de Almeida

Formação Acadêmica:

  • Graduação: Biblioteconomia – Universidade Federal do Paraná (1988)
  • Graduação: Pedagogia – Universidade Castelo Branco (2010)
  • Graduação: Filosofia – UNINTER (2018)
  • Graduação: Letras – UNINTER (2019)
  • Mestrado: Educação – PUCPR (2006)
  • Doutorado: Educação e Currículo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012)

Experiência Profissional:

  • Professora: Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações – Unicesumar
  • Professora: Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Professora mentora: Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), Curso Gestão de Ambientes de Aprendizagem, com o Grupo de Gestão Escolar
  • Pesquisadora: experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias e mídias educacionais, formação de professores, gestão da educação, ensino fundamental e educação infantil, educação a distância, e pesquisa em educação e comunicação científica.
  • Coordenadora: Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias – Centro Universitário Internacional Uninter (6 anos).

Premiações:

  • 2023 – Homenageada com o nome da Biblioteca da FACIS, FACIS.
  • 2016 – Melhor professora 2016 do Núcleo de Educação a Distância, Centro Universitário Cesumar – Unicesumar.

Profa. Me. Silvia Mara da Silva

Formação Acadêmica:

  • Graduação: Pedagogia – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Especialização: Morfofisiologia Humana – Universidade Estadual de Maringá (UEM); Educação Inclusiva e Educação Especial – Faveni
    • Mestrado: Educação – Universidade Estadual de Maringá (UEM)

    Experiência Profissional:

    • Docente Colaboradora: Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
      Atuação no colegiado de Pedagogia.
    • Professora Mentora/Orientadora:
      Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) – Universidade Virtual do Paraná (UVPR).
    • Docente Colaboradora:
      Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) – Departamento Acadêmico de Humanidades.
    • Professora Elaboradora: VG Educacional
      Desenvolvimento de material técnico-pedagógico nas áreas de atendimento educacional especializado, acessibilidade e inclusão, avaliação diagnóstica em psicopedagogia, fundamentos da educação infantil, gestão escolar, didática, metodologias ativas e transtornos de aprendizagem.
    • Pedagoga Empresarial:
      Arca da Aliança Calçados, Juazeiro do Norte-CE.
    • Bolsista: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2020-2021).
    • Membro: Grupo de Estudos da Pedagogia Histórico-Crítica – UENP; Grupo de Estudos Educação Social em Saúde – UEM
    • Pedagoga Social:
      Rede Feminina de Combate ao Câncer (Maringá-PR)
      Desenvolvimento de atividades de atenção e apoio educacional hospitalar e domiciliar para crianças e adolescentes em tratamento de saúde.
    • Professora Tutora:
      Atuação em cursos presenciais e EAD, e como docente supervisora de Estágio Supervisionado em Pedagogia – Universidade Castelo Branco.
    • Docente:
      Curso de Pós-Graduação em Arte-Educação – Instituto Paranaense de Ensino.
    • Pedagoga Clínica:
      Atuação com crianças com distúrbios de aprendizagem (1998-2003) e como professora titular da APAE-Londrina.
    • Conselheira Municipal:
      Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente em Maringá/PR (2015-2019) e representante da Organização da Sociedade Civil no Programa do Leite das Crianças do Governo do Paraná (2017-2019).

    Participações Acadêmicas:

    • Parecerista e avaliadora de trabalhos acadêmicos na XXXI Semana Educacional da UENP, XII Seminário de Extensão e Inovação, XXVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR (2022) e consultora Ad Hoc em Encontro Anual de Iniciação Científica – UEM.

    Experiência em Educação Social em Saúde:

    • Atuação como pedagoga para crianças e adolescentes em tratamento de saúde, com ênfase em ensino-aprendizagem em ambiente hospitalar e domiciliar, na perspectiva da epistemologia de Paulo Freire.

    Pular para o conteúdo