Sobre o SóLetras

    De natureza híbrida, o Seminário de Iniciação Científica Estudos Linguísticos e Literários – SóLetras, em sua XIV edição, busca promover a produção científica de docentes e discentes, dos Grupos de Pesquisa dos Cursos de Letras, do Centro de Letras, Comunicação e Artes da UENP/CJ e sua divulgação oral, impressa e eletrônica, para socializar resultados de pesquisas e práticas educativas na área dos estudos linguísticos e literários, em seus diálogos com outros campos do conhecimento. Além disso, objetiva fomentar discussões sobre Língua Brasileira de Sinais, promovendo-a em seus espaços. Pretende-se, assim, que o evento seja democrático e inclusivo, de forma a criar um ambiente propício para trocas de saberes entre pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas que têm as línguas estrangeiras, a língua portuguesa, a língua brasileira de sinais, a linguística e a literatura como preocupação. Nessa perspectiva, espera-se despertar, em toda a comunidade acadêmica, a importância do cultivo da pesquisa para a formação profissional, cujos frutos convergem para a possibilidade de intervenção crítica e criativa na realidade sociocultural local, regional, nacional e internacional.

    Nesse enfoque, propõe discussões sobre gêneros discursivos/textuais, relação teoria/prática – a práxis, no ensino de línguas, por meio de conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentações de trabalhos (comunicação oral). De forma dialógica e transdisciplinar, o evento objetiva expandir o conhecimento acadêmico-científico de alunos da graduação e da pós-graduação, aperfeiçoando, ainda, os saberes profissionais de docentes que atuam no ensino fundamental e médio.

    Com a reunião de estudiosos da área de Gêneros Discursivos/Textuais, Ensino de Língua Portuguesa e outras linguagens e Formação Docente, pretende-se, então, fomentar a socialização de saberes e a interação entre os participantes, estabelecendo, assim, um profícuo e dialético diálogo, que culmine em significativas reflexões sobre a temática abordada e o desafio docente de criar as condições para que o estudante, situado e significado, possa engajar-se criticamente ao processo de transformação da realidade social, econômica e política de seu contexto histórico-social. O Evento realizar-se-á no período de 06 a 08 de fevereiro de 2024, no Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) campus Jacarezinho no Anfiteatro do PDE.

Pular para o conteúdo