Cornélio Procópio

1 Histórico e Localização

A origem do nome do município vem do Coronel Cornélio Procópio de Araújo Carvalho. Ele foi o patrono da Estação do então Km 125, sendo este, o marco de toda a expansão da região Norte do Estado do Paraná (CORNÉLIO PROCÓPIO, 2014).

Efetivamente, a chegada dos trilhos da estrada de ferro impulsionou a colonização e o desenvolvimento do município e de seu núcleo urbano. A Ferrovia trouxe trabalhadores pioneiros paulistas e mineiros, além de ingleses e portugueses. Assim, na manhã de 1º de dezembro de 1930, a "Maria Fumaça" inaugurava o percurso compreendido entre Bandeirantes, Santa Mariana, Cambará e a futura Cornélio Procópio (CORNÉLIO PROCÓPIO, 2014).

No entanto, as divergências políticas da época, inclusive a incidência de algumas invasões de terras, atrasaram a emancipação municipal. Assim, em 1938, passou de patrimônio de Cambará e Distrito Judiciário de Bandeirantes para a categoria de Município, com o nome de Cornélio Procópio (CORNÉLIO PROCÓPIO, 2014).

O município de Cornélio Procópio está localizado no Norte do Estado do Paraná, especificamente na Mesorregião Norte Pioneiro paranaense, que possui 46 municípios, área de 15 mil km² (8% da área estadual) e meio milhão de habitantes (5% da população do Estado do Paraná). Por sinal, a cidade é considerada a capital do Norte Pioneiro. Além disso, é a sede da Microrregião de Cornélio Procópio, com 14 municípios e quase 200 mil habitantes de população total. A sede do municípios está a aproximadamente 450 quilômetros de Curitiba, capital do Estado, e 70 quilômetros de Londrina, a maior cidade do Norte do Paraná. (IBGE, 2010).

Em 2010, possuía 46.925 habitantes, segundo o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo que nas Estimativas de 2013, do mesmo órgão federal, a população total era de 48.420 habitantes. Possui uma área territorial de quase 650 km², gerando uma Densidade Demográfica de quase 75 habitantes por quilômetro quadrado. Os pontos de localização são: Latitude 23,18º S e Longitude 50,64º O e sua altitude média é de 700 metros. (IBGE, 2010).

image001
Figura 1. Cornélio Procópio (PR). Localização.

Fonte: Google Maps.

image002 

Figura 2. Cornélio Procópio (PR). Localização.

Fonte: Google Maps.

image003

Figura 3. Cornélio Procópio (PR).

Fonte: Cornélio Notícias.

image004

Figura 4. Cornélio Procópio (PR).

Fonte: Flickr.

 

Em 1948, a Câmara Municipal de Cornélio Procópio sancionou a Lei Nº. 469 que criou a Bandeira do Município de Cornélio Procópio. Já a Lei Nº. 53 instituiu o Brasão de Armas do Município.

image005

Figura 5. Bandeira municipal de Cornélio Procópio (PR).

Fonte: Prefeitura Municipal.

image006

Figura 6. Brasão de Cornélio Procópio (PR).

Fonte: Prefeitura Municipal.

 

2 Turismo

2.1 Bosque Municipal

O Bosque Municipal "Manoel Júlio de Almeida" foi criado em 1967 e faz parte da Mata Estacional Semidecidual que ocupava toda a região Norte do Paraná. Possui uma área de 9,8 ha de mata preservada e está localizado no perímetro urbano de Cornélio. (CORNÉLIO PROCÓPIO, 2014).

image007

Figura 7. Bosque municipal de Cornélio Procópio (PR).

Fonte: Prefeitura Municipal.

A floresta apresenta altura média de aproximadamente 25 metros, havendo árvores emergentes que atingem em torno de 35 metros. Um estudo revelou a presença de 70 espécies arbóreas (pertencentes a 35 famílias botânicas). As espécies mais características são o pau d'álho, sangueiro, peroba, pau-jacaré, canela, imbuia, tapiá, guaritá, canjerana, cedro, figueira, marfim e epífitas. Dentro das espécies da fauna existem o jacuguaçu, gavião civil, maracanã, caxinguelê, murucututu, beija-flor-rabo-tesoura, cobras e lagartos. (CORNÉLIO PROCÓPIO, 2014).

Em 1995, foi criado o ECOCENTRO, onde o Grupo Ecológico "Vida Verde" desenvolve atividades de educação Ambiental (passeios, artesanato, palestras, teatros, cursos, exposições e seminários). No interior do ECOCENTRO, vitrines de aprendizado dividem espaço com árvores nativas. Ele possui infraestrutura para passeios, lazer ou estudos de fauna e flora. (CORNÉLIO PROCÓPIO, 2014).

Horário de atendimento: 7h às 17h

Localização: Parque das Indústrias-I

 

2.2 Mata São Francisco

Área de preservação ambiental com 832 hectares, formada pela Floresta Estacional Semidecidual (Mata Atlântica). Está a uma distância de 4 Km do centro da cidade. Possui uma trilha de 1.600 metros, duas pontes, lanchonete, sanitários, e o Portal, que é a casa dos atendentes. (CORNÉLIO PROCÓPIO, 2014).

Dias de Visita: Quarta a Domingo.

Localização: BR-369, sentido Santa Mariana (PR).

image008

Figura 8. Mata São Francisco, em Cornélio Procópio (PR).

Fonte: Prefeitura Municipal.

 

2.3 Terminal Turístico Cristo Rei

É o cartão de visitas da cidade. Com uma excepcional vista panorâmica da cidade e da área metropolitana; abriga a maior estátua Sacra de bronze da América Latina. O Monumento "Cristo Rei" possui altura total de 23,8 metros e foi inaugurado em 1958. Está localizado no centro da cidade e possui uma praça para pedestres, equipada com jardins, bancos, iluminação, parque infantil, lanchonetes, pista de skate e via para veículos com estacionamentos. (CORNÉLIO PROCÓPIO, 2014).

Localização: Alto da Av. XV de Novembro - Centro da cidade.

image009

Figura 9. Monumento Cristo Rei, em Cornélio Procópio (PR).

Fonte: Prefeitura Municipal.

 

2.4 Biblioteca Cidadã

A estrutura física da Biblioteca Cidadã possui cerca de dois mil livros para leitura, consulta ou pesquisa e um telecentro com seis computadores ligados a todo o mundo, através da Internet. (CORNÉLIO PROCÓPIO, 2014).

Localização: Av. Minas Gerais, s/nº (Pátio da antiga rodoviária).

image010

Figura 10. Biblioteca municipal, em Cornélio Procópio (PR).

Fonte: Prefeitura Municipal.

 

2.5 Centro Cultural

Rua Paraíba, 163. Centro (ao lado da Prefeitura).

 

2.6 Casa da Cultura

Avenida XV de Novembro, 400.

 

2.7 Coreto do Calçadão

O coreto do calçadão tem sido palco de atrações musicais, de dança e instrumentos. A programação montada pelos departamentos de Turismo e Juventude da Prefeitura acontecem em diversas épocas do ano em Cornélio Procópio.

Localização: Calçadão Central - Av. XV de Novembro, s/nº.

image011

Figura 11. Coreto do calçadão, em Cornélio Procópio (PR).

Fonte: Panorâmico – Google.

 

2.8 Casa do Artesão

Visitação: Segunda a Sábado, das 09h às 18h.

Rua Paraná, s/nº. Centro.

image012

Figura 12. Casa do Artesão de Cornélio Procópio (PR).

Fonte: Cornélio Notícias.

 

2.9 Museu de História Natural

Inaugurado em junho de 2000, este Museu conta a História do Município e sua colonização por meio de um valioso acervo cultural de objetos, instrumentos, móveis, roupas, que pertenceram aos pioneiros fundadores de Cornélio Procópio.
Em seu interior encontra-se uma réplica de em tamanho natural do primeiro estabelecimento comercial, além de cenários e maquetes relativos às primeiras décadas do Município. (CORNÉLIO PROCÓPIO, 2014).

Horário: Terça a Sábado: 9h às 17h30min.

Localização: Rua Marechal Deodoro (antiga Estação Ferroviária).

image013

Figura 13. Museu de História Natural de Cornélio Procópio (PR).

Fonte: Panorâmico - Google

 

2.10 Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três vezes admirável de Schoenstatt

Com 54 metros quadrados de área a construção em estilo Alemão é uma réplica do Santuário que está localizado em Schoenstatt na Alemanha. Ela foi inaugurada no dia 2 de julho de 2000. Datas de Comemorações: todo dia 18, pois é a data de fundação da Aliança de Amor e dia 2 de julho, data do aniversário do Santuário. (CORNÉLIO PROCÓPIO, 2014).

Horário de funcionamento: 8h às 19h.

Localização: Rua Pe. José Kentenich.

image014

Figura 14. Santuário, em Cornélio Procópio (PR).

Fonte: Prefeitura Municipal.

 

2.11 Mercado Municipal

image015

Figura 15. Mercado Municipal, em Cornélio Procópio (PR).

Fonte: Panorâmico – Google.

 

Referências

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: www.ibge.gov.br, acesso em junho de 2014.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO-PR. Informações, turismo e dados principais. Disponível em: http://www.cornelioprocopio.pr.gov.br/portal/. Acesso em junho de 2014.