Edições Anteriores

I Congresso Internacional de Ensino – CONIEN 2019

EDIÇÃO 2019

I Congresso Internacional de Ensino – CONIEN 2017

EDIÇÃO 2017

Coordenador Geral: Prof. Dr. João Coelho Neto

O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Cornélio Procópio (UENP CCP) realizaram o I Congresso Internacional de Ensino (CONIEN) entre os dias 21 e 23 de junho de 2017, no Campus de Cornélio Procópio, auditório do PDE, localizado na PR 160, Km 0 (saída para Leópolis), Cornélio Procópio – Paraná – Brasil.

O evento visou uma promoção uma aproximação entre a academia e o contexto profissional da docência, cujas necessidades didático-pedagógicas enfrentam constantes transformações, para qualificação de profissionais que pudessem contribuir na melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes níveis educacionais.

O I Congresso Internacional de Ensino (CONIEN) contou com palestras, conferências e apresentações científicas. Teve uma carga-horária de 40 horas, com International Standard Serial Number(ISSN) sob o número 2526-8899.

Memória I CONIEN – Palestrantes

Profa. Dra. Clara Maria Gil Ferreira Fernandes Pereira Coutinho, é professora no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Atua na área de Ciências da Educação, em linhas de investigação ligadas à Tecnologia Educativa.

Profa. Dra. Hilda Helena Sovierzoski, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1985), com Mestrado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1991) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2000). Professora Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia de Poliquetas, atuando também na pesquisa de comunidades macrobentônicas de fundos inconsolidados, fauna associada aos fitais, fauna associada a comunidades incrustantes, macrobentos da plataforma continental e educação ambiental. Participa da subrede ReBentos, integrante do INCT Mudanças Climáticas e do INCT Ciências do Mar. Participa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de CIências e Matemática (PPGECIM), mestrado profissional multiunidades e interinstitucional, atuando como professora permanente e orientadora em Ensino de Biologia. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora adjunto dos Mestrados Profissionais da área de Ensino na CAPES.

Profa. Dra. Eliane Segati Rios Registro, possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (1999), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2010) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná no curso de Letras Português-Inglês, atua como docente permanente no Mestrado Profissional em Letras é líder do grupo de pesquisa GETELIN, gêneros textuais e estudos da linguagem. É membro da Câmara de Internacionalização da ABRUEM e está como Coordenadora de Relações Internacionais, representando institucionalmente os programas Paraná fala Inglês, do Governo Estadual, Inglês sem Fronteiras e Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: internacionalização, formação de professor de língua inglesa, ensino de línguas e literatura de língua inglesa.

Profa. Dra. Katia Romero Felizardo Scannavino, possui pós-doutorado e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – USP/ICMC-São Carlos, durante o doutorado fez período sanduíche na  University of Auckland, Nova Zelândia. Fez mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Foi professora da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE, da Universidade Estadual de Londrina – UEL, e da Universidade Estadual Norte do Paraná – UENP. Atualmente é professora da UTFPR – Campus Cornélio Procópio/Paraná. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Mineração Visual de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Revisão Sistemática e Mineração Visual de Texto.

Profa. Dra. Alexandrina Aparecida Maciel Cardelli, possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – London School of Hygiene and Tropical Medicine (2000). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação, no Programa de Residências em Enfermagem e no Programa de Mestrado em Enfermagem. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnósticos epidemiológicos em saúde, assistência no período gravídico-puerperal, mortalidade materna, saúde pública, saúde da família, gestão de serviços e bioética.

Profa. Dra. Marinez Meneghello Passos, é Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Atualmente é Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Atuou em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É lider do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://educimlondrina.blogspot.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016. Atualmente é Bolsista Sênior da Fundação Araucária.

Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda, é Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Professor da Universidade Estadual de Londrina de 1978 a 2016 (atualmente professor senior da UEL). Aprovou diversos projetos de pesquisa e extensão no CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em ensino de ciências. Coordenou o projeto de extensão RENOP – Rede de Disseminação em Educação Científica do Norte do Paraná entre 1994-1997 [CAPES/PADCT]; coordenou o projeto de extensão PROCIÊNCIAS entre 1997-2000 [CAPES/PADCT]. Coordenou a implantação do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL. Coordenou a implantação do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, órgão suplementar da UEL. Coordenou a implantação do projeto PIBID/UEL. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. É lider do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://educimlondrina.blogspot.com.br/]. Linhas de pesquisa atuais: Relação com o saber em sala de aula; Formação de professores; Educação informal; Psicanálise e ensino de Ciências.

Anais do I Congresso Internacional de Ensino – CONIEN 2017

ISSN: 2526-8899

 

EDIÇÃO ATUAL – II CONIEN

Pular para o conteúdo